FMS convoca crianças e jovens para a 2ª dose da vacina contra a dengue
Para a segunda dose, Teresina recebeu 8.159 doses para as crianças e adolescentes onde somente 5.059 compareceram para a vacinação.
Esta semana, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), convoca as 5.400 crianças e adolescentes que estão aptos a receberem a segunda dose da vacina contra a Dengue, completando assim o esquema vacinal contra a doença que é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. A capital piauienses, possui uma estimativa de 57.785 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina.

Até o momento, o município recebeu 15. 616 doses (1ª dose) e foram aplicadas 13.670 doses. Já para a segunda dose, até agora, foram recebidas 8.159 doses para as crianças e adolescentes que já estão aptos a receber a vacina, onde somente 5.059 compareceram para a vacinação. Atualmente 3.100 estão com a segunda dose em atraso.
“É importante que os responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem a segunda dose, só assim haverá proteção contra a doença”, diz Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de vacinação com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Após receber a vacina contra a dengue, o sistema imunológico do organismo é estimulado a produzir anticorpos contra o vírus, o que aumenta a capacidade do corpo de se defender em caso de exposição futura. Esse processo reduz o risco de desenvolvimento de formas graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.
Além disso, a vacina tem a capacidade de diminuir o número de hospitalizações relacionadas à dengue, aliviando a pressão sobre os sistemas de saúde, especialmente em períodos de surtos.