Municípios

Ex-prefeito de Gilbués é responsabilizado por prejuízo de mais de R$ 1,2 milhão ao município

Decisão unânime foi proferida no último dia 07 de maio e disponibilizada no diário eletrônico do TCE nesta terça-feira (13/05)

13 de maio de 2025 às 17:44
1 min de leitura

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu, por unanimidade, imputar débito ao ex-prefeito de Gilbués, Leonardo de Morais Matos, no valor de R$ 1.253.594,12, devido a danos causados ao erário municipal durante o exercício financeiro de 2020. A decisão foi tomada na Sessão Ordinária da Segunda Câmara realizada em 7 de maio de 2025.

Leonardo de Morais Matos, ex-prefeito de Gilbués-PIReprodução do Facebook

A Tomada de Contas Especial apurou que a gestão de Leonardo autorizou compensações previdenciárias sem a devida homologação fiscal. Essa prática resultou no pagamento indevido de juros e multas, configurando prejuízo concreto ao município.

Segundo o relator, conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara, “não houve recuperação de créditos em prol do município, mas sim a constituição de obrigações financeiras indevidas, com impacto direto no orçamento público”. O voto do relator foi acompanhado por todos os membros da câmara, incluindo os Conselheiros Abelardo Pio Vilanova e Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, além do Substituto Jackson Nobre Veras.

Diferentemente do escritório jurídico R.B. Sousa Ramos, para o qual não foi atribuída responsabilidade neste processo, por já existir imputação em outro julgamento anterior (TC/003543/2022), Leonardo de Morais Matos foi considerado diretamente responsável pelas decisões administrativas que levaram ao prejuízo financeiro do município.

Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas