Saúde

Em Piripiri, “Terapia Verde” beneficia pacientes de UTI

Pacientes da UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues apresentam melhora significativa.

19 de setembro de 2023 às 21:07
2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, o Projeto Terapia Verde, destinado a pacientes que estão em UTI. O projeto já colhe resultados positivos com a alta mais rápida dos pacientes.

Projeto "Terapia Verde" - Foto: ASCOM Sesapi

A terapia verde consiste em fazer a fisioterapia de reabilitação do paciente ao ar livre, fora do espaço hospitalar. Segundo a fisioterapeuta Lorena Lima, pacientes que receberam tratamento, apresentaram melhora nos níveis de ansiedade e rapidez na alta clínica. "A maioria responde melhor aos medicamentos depois de ter a chance de ficar ao ar livre ou até mesmo ver os familiares, já que as visitas são restritas na UTI. Os pacientes que podem deixar a terapia intensiva são aqueles que apresentam estabilidade no quadro de saúde, independente do tempo que estão no hospital", explica.

O diretor da unidade de saúde esclarece que para não correr riscos, o paciente não sai do hospital. "Fazemos a fisioterapia em local arborizado, fora da UTI, mas sem deixar a unidade de saúde. Em Piripiri, vamos para o estacionamento do hospital, onde fazemos a fisioterapia no começo da manhã ou no final da tarde. A atividade dura entre 20 minutos e 1 hora", afirma Gabriel Mauriz, diretor do hospital.

Hospital Regional Chagas Rodrigues - HRCR

Segundo o superintendente de média e alta complexidade da sesapi, Dirceu Campelo, o projeto busca humanizar o tratamento e acelerar a alta do paciente. "Com esse retorno positivo, o objetivo da Sesapi é fortalecer a terapia. O paciente passa menos tempo na UTI, uma vez que apresenta melhora mais rápida no quadro clínico e antecipa a volta pra casa", finaliza.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas