Crianças recebem medicamento mais caro do mundo em hospital de Teresina
Procedimentos foram realizados nos dias 25 e 26, no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP).
Maria Victoria, de 1 ano, do município de Cocal da Estação, e Kaique Ruan Martins Vieira, de 1 ano e 11 meses, de Manaus, receberam aplicações do Zolgensma no Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp), em Teresina. Esse medicamento é considerado o mais caro do mundo e é utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Os procedimentos foram realizados nos dias 25 e 26 deste mês. Maria Victoria recebeu a medicação no sábado (25), ela foi diagnosticada com AME aos quatro meses de vida, já Kaique Ruan foi medicado no domingo (26) e o seu diagnóstico aconteceu com dois meses de vida.
A primeira aplicação realizada pelo Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp) aconteceu em julho desse ano. A paciente beneficiada foi a Heloísa Barbosa Mendes, de um ano e quatro meses de vida.
A medicação
O Zolgensma, fabricado pela Novartis, é uma terapia genética inovadora destinada ao tratamento da AME. Esta condição rara afeta as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos essenciais para funções básicas, como engolir e respirar. O medicamento visa corrigir as deficiências genéticas subjacentes à AME.