Curiosidades

Asteroide com 60 metro passa "pertinho" dá Terra, mas não é visto; entenda

Felizmente, a colisão não aconteceu, mas o asteroide passou tão próximo que sua trajetória foi curvada.

21 de julho de 2023 às 16:42
1 min de leitura

Um asteroide com cerca de 60 metros realizou um sobrevoo rasante próximo à Terra, quase resultando em uma colisão. Por se aproximar pelo lado diurno, nenhum telescópio conseguiu detectá-lo ou identificá-lo previamente. Somente dois dias após o momento de máxima aproximação com nosso planeta é que ele foi observado, quando já estava se afastando.

Asteroide, imagem ilustrativa - Foto: Pixabay

O sobrevoo rasante ocorreu em 13 de julho, na quinta-feira passada, às 10h12 UTC. O asteroide, posteriormente intitulado de 2023 NT1, não era conhecido anteriormente. Em sua máxima aproximação com a Terra, chegou a apenas 1/4 da distância até a Lua.

Felizmente, a colisão não aconteceu, mas o asteroide passou tão próximo que sua trajetória foi curvada pela força gravitacional da Terra. Caso houvesse uma colisão, poderia ter sido impactante.

O 2023 NT1 possui um diâmetro estimado entre 29 e 59 metros. Apesar de não representar um risco global ou continental, asteroides desse tamanho ainda podem representar riscos locais.

Um exemplo notável foi o evento de Chelyabinsk, quando um asteroide de apenas 20 metros de diâmetro colidiu com a Terra sobre a Rússia, causando mais de 1.000 feridos devido à onda de choque.

O asteroide 2023 NT1 foi descoberto somente dois dias após o sobrevoo, em 15 de julho, quando já estava do lado noturno.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas