Após "gritar" no espaço, NASA consegue retornar contato com a missão Voyager 2
Comunicação foi restaurada e a NASA não precisou esperar até outubro.
A missão Voyager 2, atualmente a segunda sonda mais distante da Terra, a quase 20 bilhões de quilômetros, conseguiu retomar o contato com a NASA muito antes do esperado. A sonda havia perdido o sinal após um erro de instruções de software em julho, e a expectativa era de que a comunicação só fosse restabelecida em outubro.

Na quarta-feira passada (02/08), o Jet Propulsion Laboratory (JPL) conseguiu captar novamente um sinal da Voyager 2, um indício positivo de que a sonda estava operacional. Agora, a NASA anunciou que conseguiu restabelecer totalmente o contato com a Voyager 2 de maneira surpreendente.
O problema surgiu em julho, quando uma atualização de software com instruções errôneas foi enviada para a sonda. Isso fez com que a antena da Voyager 2 mudasse levemente de direção, o que resultou na interrupção da comunicação com a Terra. Apesar dessa mudança ter sido de apenas dois graus, foi o suficiente para bloquear o envio de dados.
A solução para o problema veio de uma tática ousada. A NASA usou um poderoso sinal de rádio para "gritar" em direção ao espaço, buscando alcançar a antena da sonda, que estava apontando para uma direção equivocada. Surpreendentemente, essa estratégia funcionou e a sonda respondeu, permitindo que novas instruções corretas fossem enviadas.
Assim, a comunicação foi restaurada e a NASA não precisou esperar até outubro. A Voyager 2, após explorar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, está agora em território interestelar, mas os dados enviados por ela já estão novamente chegando à Terra de maneira normal.