Política

TSE aprova resolução que agiliza retirada de fake News do ar 

Segundo o ministro Alexandre de Moraes o aumento de notícias falsas no 2° turno das eleições fez com que a medida fosse tomada.

20 de outubro de 2022 às 21:24
1 min de leitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução que agiliza a derrubada de Fake News da Internet. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20) e visa retirar as notícias falsas do ar em até 24 horas.

Tribunal Superior Eleitoral - TSEAgência Brasil


Segundo o Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, houve um aumento agressivo das fake News durante as campanhas do 2° turno das eleições, o que pediu uma intervenção mais rápida do tribunal.



"Houve um aumento não só das notícias fraudulentas, mas da agressividade dessas notícias, que leva a uma corrosão da democracia, o que pede um procedimento mais célere em relação à desinformação", disse o ministro


Antes para retirar do ar um conteúdo falso o partido precisava entrar com uma ação no TSE e caso fosse comprovado o pedido novas ações deveriam ser feitas.

Com a nova resolução esse processo é acelerado.



Uma vez verificado pelo TSE que aquele conteúdo é difamatório, é injurioso, é discurso de ódio ou notícia fraudulenta, não pode ser perpetuado na rede”, afirmou Moares


Além disso, o TSE poderá suspender canais nas redes sociais que publicam esse tipo de conteúdo. Em relação às propagandas eleitorais, elas estarão proibidas 48hs antes das sessões e 24hs depois.

Veja a resolução do Tribunal Superior Eleitoral na íntegra:

TSE - Resolução - Desinformação - aprovada.pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas