Presidente Lula lança obras do novo PAC no Piauí
Presidente desembarcou em Teresina nesta quinta-feira (31) para anunciar obras do novo PAC e realizar o lançamento plano Brasil sem fome.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quinta-feira (30) em Teresina para anunciar obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e realizar o lançamento nacional do plano Brasil Sem Fome. Lula foi recebido pelo ministro Wellington Dias, o governador Rafael Fonteles e outras autoridades Políticas, e seguiu para o Centro de Convenções, onde ocorre o evento do PAC.
Assista o evento completo:
O novo PAC prevê um investimento de R$ 56,5 bilhões para o Piauí em diversas áreas como educação, ciência e tecnologia, saúde , transporte eficiente e sustentável, transição e segurança energética, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade e água para todos.
Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias agradeceu o presidente e o governador Rafael Fonteles pelo papel do crescimento da renda per capita no estado.
Presidente o Piauí só tem gratidão. O Piauí se desenvolveu e é um lugar do Brasil que se destaca ao mesmo tempo em maior crescimento, do ponto de vista da renda per capita como no crescimento na educação e na evolução social. É o primeiro estado do Nordeste na geração de emprego e renda , pontuou o ministro.
Obras do PAC
O secretário especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz apresentou os investimentos do PAC no estado. De acordo com secretário, são 96 obras no Piauí e outras 25 que possuem ligações com o estado que receberão investimentos.
Dentre as obras estão a duplicação das BRs 343 e 316; BR-330, que corta o cerrado do estado; adutora de Jaicós; barragem de Nova Algodões, barragem de Castelo; barragens de Tinguia e Atalaia, moradias do Minha Casa, Minha Vida, além de obras na área da saúde e educação.
Discurso do governador
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, iniciou sua fala agradecendo o apoio do presidente Lula e do ministro Wellington Dias e disse que deseja acessar mais os recursos do BNDS e da FINEP.
São bancos para o Brasil todo, mas os recursos ficam muito concentrados no Sul e Sudeste. Estamos no esforço do Consórcio Nordeste para ampliar a participação do Nordeste também no BNDS e na FINEP, que é um banco cada vez mais importante na casa da inovação, disse.
O governador ainda fez um apelo ao ministro Haddad para que a regulamentação do hidrogênio verde seja feita ainda este ano. Fonteles também agradeço ao presidente Lula pelos investimentos do novo PAC, e destacando a área da educação e a capacidade do estado em desenvolvimento econômico e social. Rafael Fonteles encerrou seu discurso falando da transformação digital no Piauí, com ênfase a área da saúde e agradeço Lula pela presença e investimentos no estado.
Lula promente que Piauí vai contiuar recebendo investimentos
O presidente Lula agradeceu a vinda de alguns ministros e disse que deseja que o Brasil volte a ser um país desenvolvido, colocando mais dinheiro na educação do que em armas.
Em 2003 eu estive aqui para ir na Vila Irmã Dulce, foi vê a pobreza e a quantidade de mães solos que estavam lá. Agora a gente está devolta aqui para dizer para vocês: estejam certos os empresários, os trabalhadores, os pequenos e médios empreendedores, estejam certos todas as pessoas que estão aqui, esse país vai voltar a crescer, o Piauí vai continuar crescendo, vai continuar a ter investimentos, disse o presidente.
Lula ainda teceu elogios ao governador Rafael Fonteles e agradeceu o povo do Piauí pelo "carinho" oferecido.
Eu pensava que o Ceará era o estado que mais formava menino inteligente, porque são campeões da matemática no Brasil, mas eu descobri que o povo do Piauí é mais esperto porque era inimaginável que vocês fossem encontrar alguém mais esperto que o índio, e conseguiu encontrar essa igualdade rara para ser governador do estado do Piauí. Então se preparem porque esse estado vai continuar crescendo e melhorando de vida, disse Lula.