“Vamos usar base de crescimento do PIB para gerar emprego e renda”, diz Washington Bonfim
Secretaria de Planejamento do Piauí anunciou crescimento de 6,2% do PIB em relação a média nacional em 2021.
A Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) anunciou durante solenidade nesta sexta-feira (17) no Tribunal de Contas do Estado um crescimento de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2021. Com isso o PIB do Piauí chega a R$ 64 bilhões, o maior crescimento acumulado no Nordeste do ano de 2002 a 2021.
O secretário de planejamento Washington Bonfim celebrou o crescimento do PIB piauiense e destacou novos setores na economia do Piauí.
“São números muito positivos. Nos últimos vinte anos nós tivemos quase cem por cento de aumento do tamanho da nossa economia mostrando que o Piauí vem dando passos rumo ao desenvolvimento. Temos setores novos na agropecuária especialmente relacionados à soja e na produção de energias renováveis”, explicou.
A avaliação do Valor Adicionado Bruto (VAB), segundo os setores de atividade econômica, apontou as participações dos serviços (72,1%), da indústria (14,3%) e da agropecuária (13,6%) na economia estadual.
Washington afirma que os números são importantes para servir de base para medidas que estimulem o crescimento econômico durante a gestão do governador Rafael Fonteles (PT).
“A agricultura com a produção de soja, o estímulo da agropecuária com o porto pesqueiro em Luís Correia e a exploração de minério de ferro em Piripiri que deve começar a exportar para os Estados Unidos e para a China em breve são exemplos dessa base de crescimento que vamos utilizar para geração de emprego e renda e do próprio crescimento da economia piauiense”, finalizou.