Política

João Doria vence prévias do PSDB

Governador de São Paulo será o candidato da legenda para disputar as eleições presidenciais de 2022

29 de novembro de 2021 às 10:10
2 min de leitura

Neste sábado (27), o PSDB escolheu o governador de São Paulo, João Doria, como candidato da legenda para disputar as eleições presidenciais de 2022. Foram computados 25.854 votos consolidados, sendo 53,99% deles para João Doria; Eduardo Leite ficou com 44,66%; e Arthur Virgílio com apenas 1,35%.

Governador de São Paulo, e candidato a presidência João Doria. Divulgação

O aplicativo de votação rápida que o PSDB utiliza nas prévias recebeu quase 30 milhões de tentativas de ataques cibernéticos durante a votação das prévias, muitas delas vindas do exterior, segundo a direção da legenda. O presidente da sigla, Bruno Araujo, disse que o partido pedirá investigação da Polícia Federal.

Ainda de acordo com os dirigentes do partido, nenhuma investida de invasão foi bem-sucedida. A sigla contratou três hackers para defender o sistema de ataques e os candidatos também possuem equipes técnicas que trabalham exclusivamente com a segurança da tecnologia.

Mesmo depois de finalizar as prévias neste sábado (27), com a escolha de um pré-candidato à Presidência da República, o PSDB pode continuar longe de conseguir emplacar um candidato viável para a disputa presidencial de 2022. Em um cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chamada "terceira via" tem lançado nomes, e o PSDB está entre as legendas que buscam ocupar o espaço entre Lula e Bolsonaro.

Nas pesquisas, entretanto, os possíveis candidatos do PSDB têm desempenho fraco, e analistas políticos afirmam que a disputa dentro do partido impossibilita que a sigla "junte os cacos". Na prática, para os especialistas, o PSDB sai das prévias menor do que entrou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas