Polícia

Reportagem sobre penitenciária Irmão Guido evidencia políticas de reinserção social

O jornalista Tony Trindade fez um programa nesta quarta-feira (18) ao vivo de dentro da penitenciária.

18 de agosto de 2021 às 16:28
2 min de leitura

Na tarde desta quarta-feira (18) o jornalista Tony Trindade fez um programa ao vivodentro da penitenciária Irmão Guido. O projeto do programa tem como base o ano completo desde que o apresentador foi preso pela Polícia Civil, durante três dias, em uma operação denominada Acesso Negado, no qual foi acusado de obter informações privilegiadas e repassa-las a interessados.

Tony Trindade em frente a penitenciária / Thiago Rodrigues/ Lupa1

Durante entrevista feita com a professora Juciara Valente, que atua na unidade prisional, foi destacado que população em cárcere privado enfrenta uma série de dificuldades devido ao analfabetismo dos internos. Felizmente, o Estado do Piauí conta com apenas 15% da sua população carcerária sem domínio da língua portuguesa.

O sistema carcerário do Brasil inteiro tem capacidade para 368 mil vagas, mas abriga mais do que o dobro de presos, que não têm alimentação, higiene e infraestrutura adequadas.

No decorrer do programa, foram apresentadas as políticas de reinserção na sociedade, no qual ainda são poucos os detentos que exercem algum tipo de atividade laboral.

Segundo o último relatório do Infopen, apenas 38.831 pessoas em um universo de 364.580 detentos estavam envolvidos em práticas de trabalho. Segundo a Lei de Execução Penal, o trabalho do detento deve ser remunerado, não podendo ser inferior a três quartos do salário mínimo.

O processo de ressocialização visa reeducar pessoas privadas da liberdade para se adequarem às condições e leis da sociedade. Fazendo com que o detento tenha condições de reduzir sua pena e sair do presídio com habilidades que irão lhe trazer alguma renda.

Confira mais detalhes da entrevista:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas