Polícia Federal desarticula esquema de lavagem de dinheiro de facções no Piauí
Grupo criminoso realizava tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro nas cidades de Teresina e Parnaíba no Piauí e em Timon no Maranhão.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO-PI) deflagrou, nesta quarta-feira (26), a "Operação Tanque", visando desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro nas cidades de Teresina e Parnaíba no Piauí e em Timon no Maranhão.
Atualmente, estão sendo cumpridos sete mandados judiciais, sendo três de prisão temporária e quatro de busca e apreensão. As medidas foram expedidas pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual do Piauí em Parnaíba.
Durante as investigações foi descoberto um complexo esquema financeiro que consistia na utilização de contas bancárias, em estados diferentes para dissimular a origem ilícita dos valores provenientes do narcotráfico.
A operação é resultado do trabalho conjunto da FICCO-PI, coordenada pela Polícia Federal e integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal do Piauí e Secretaria Nacional de Políticas Penais. Embora sediada em Parnaíba, a Força Integrada atua em todo o estado, com foco no rastreamento de ativos ilícitos, descapitalização de facções criminosas e desmantelamento de seus esquemas financeiros.