Polícia

Polícia Federal deflagra operação para combater crimes previdenciários

A operação mobilizou 35 Policiais Federais e contou com apoio da CGINT em trabalho da Força Tarefa Previdenciária no Estado do Piauí.

08 de junho de 2021 às 08:20
2 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (08) a Operação Réplica, para desarticular associação criminosa especializada na realização de fraudes em benefícios assistenciais ao idoso.

A operação está sendo realizada na cidade de Teresina (PI), José de Freitas (PI) e Timon (MA), com o cumprimento de nove mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

Foto: Polícia Federal

No decorrer das investigações foram identificados 34 benefícios assistenciais com indícios de fraude, os quais já causaram um prejuízo efetivo ao INSS no montante de aproximadamente R$ 2,1 milhões e com potencial de lesar o erário na ordem superior a R$ 3,5 milhões, caso não fossem cessadas as atividades criminosas.

A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas a 40 CPFs envolvidos nas fraudes identificadas, bem como foi determinada a suspensão judicial de 34 benefícios assistenciais irregulares.

Foto: Polícia Federal

A operação mobilizou 35 Policiais Federais e contou com apoio da CGINT (Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia), em trabalho da Força Tarefa Previdenciária no Estado do Piauí.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa (Art. 288 do Código Penal), Estelionato Majorado (Art. 171, § 3º do Código Penal); Falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal) e Uso de Documento Falso (Art. 304 do Código Penal).

O nome da Operação decorre do fato de um dos investigados ter suas fotografias replicadas em diversos documentos de identificação, passando-se por pessoas inexistentes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas