Polícia

PM utiliza drones para garantir cumprimento de decreto que proíbe festas no Piauí

Segundo o coronel Lindomar Castilho, as ações a princípio estão acontecendo apenas em Teresina e na região metropolitana.

11 de fevereiro de 2022 às 10:46
2 min de leitura

A Polícia Militar do Piauí anunciou que irá utilizar recursos como drones e vigilância de redes sociais para garantir o cumprimento do decreto estadual, publicado no início de fevereiro, que proíbe a realização de festas e eventos carnavalescos, que gerem aglomeração, no Estado.

Segundo o informado pelo comandante da PM, coronel Lindomar Castilho, inicialmente o efetivo não será aumentado, porém, os policiais estão orientados sobre a nova determinação do governador. Castilho explicou ainda que, em casos específicos, pode haver operações planejadas, com compra de folgas dos policiais.

Coronel Lindomar Castilho Junior Santos / Lupa1

"Já fizemos alguns flagrantes ao longo dessas fiscalizações exatamente utilizando essas tecnologias. Vamos identificando e encaminhando os casos para a vigilância sanitária e dando apoio a eles, nos municípios em todo o estado.", afirmou o comandante.

Castilho finaliza informando que a princípio essas ações estão acontecendo apenas em Teresina e na região metropolitana da capital, mas caso haja a necessidade de deslocamento de alguma equipe para interior do estado, a PM tem material o suficiente para isso e equipes preparadas prontas em cidades como Cajueiro da Praia e Floriano.

Entenda o decreto

Na edição do Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (01), foi decretado que a organização de festas e eventos carnavalescos, que gerem aglomeração, fossem proibidos durante o mês de fevereiro no Piauí.

Reunião do COE-PI Divulgação / Governo do Piauí

No decreto, foi considerado um parecer emitido pelo Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), nesta segunda-feira (31), que solicitava ao governador Wellington Dias (PT) a suspensão da realização de eventos públicos e privados de carnaval em fevereiro.

Situação Covid-19 no Piauí

Segundo a classificação da Fiocruz, os estados e capitais que atingem o índice de mais de 80% dos leitos ocupados estão em uma situação de alerta crítico. Ainda conforme a fundação, baseado em dados do Observatório Covid-19, o Piauí está com 87% dos leitos ocupados e Teresina, tem um índice estimado em mais de 83%.

Divulgação / Sesapi


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas