Fiocruz diz que nove Estados estão em situação de alerta crítico de ocupação de leitos de UTI
Segundo dados divulgados pelo Observatório Covid-19, o Piauí está entre os Estados que apresentam a pior situação, com 87% dos leitos ocupados.
Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que nove Estados e 15 capitais ultrapassaram o índice de 80% de leitos de terapia intensiva, para Covid-19, ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS). A nota técnica considera esses locais como situação de alerta crítico.
Segundo a classificação da Fiocruz, os estados e capitais com menos de 60% dos leitos ocupados estão fora da zona de alerta. Quando esses atingem uma taxa de 60% ou mais, mas ficam abaixo dos 80%, o alerta é considerado intermediário. Para ser considerado como uma situação de alerta crítico, mais de 80% dos leitos devem estar ocupados.
Conforme informado pelos pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz, a persistência de taxas de ocupação de leitos de UTI em níveis críticos prevalece nos estados e capitais do Nordeste e Centro-Oeste e no Espírito Santo. Já as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo parecem seguir na tendência de queda do indicador.
Segundo o levantamento, os nove Estados que apresentam a pior situação são:
- Tocantins, com 81%;
- Piauí, com 87%;
- Rio Grande do Norte, com 89%;
- Pernambuco, com 88%;
- Espírito Santo, com 87%;
- Mato Grosso do Sul, com 92%;
- Mato Grosso, com 81%;
- Goiás, com 80%;
- Distrito Federal, com 99%.
Ainda de acordo com o informado pela Fiocruz, Teresina não tem uma taxa de ocupação de leitos oficialmente divulgada, mas os pesquisadores estimam um índice superior a 83%.