PF desarticula grupo criminoso especializado em falsificação de documentos
Investigações revelaram rede criminosa formada por núcleos independentes, distribuídos em vários estados do país, como Piauí, Maranhão e Ceará.
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou, a Operação Chassifá II, que cumpriu 6 mandados, sendo 3 de prisão temporária e 3 de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na falsificação de documentos utilizados em fraudes contra diversas instituições públicas e privadas na cidade de Teresina.
A operação é um desdobramento da Chassifá I, deflagrada no ano de 2024, as investigações apontaram que os suspeitos recrutavam terceiros para a falsificação de documentos, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovantes de renda e de residência, além de registros cartorários, para viabilizar fraudes, especialmente contra a Caixa Econômica Federal (CEF).
Além disso, foi revelado uma rede criminosa formada por núcleos independentes, distribuídos em vários estados do país, cada um responsável por um tipo de falsificação. A Operação Chassifá II tinha como alvo o núcleo que atuava principalmente nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.