Polícia

Faccionados acusados de atentado contra equipe do SAMU são presos em Teresina

Membros de facção foram presos, nesta terça-feira (08), durante operação “S.O.S Draco-53”, que cumpriu 15 mandados de prisão.

08 de agosto de 2023 às 14:30
5 min de leitura

Nesta terça-feira (08) o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou a operação “S.O.S Draco-53”, que teve como objetivo cumprir 15 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Na ação, 18 pessoas foram presas, incluindo Micherlan Oliveira dos Santos, vulgo “Boré”, e Alison André de Moura Oliveira, o “Careca”, suspeitos de atirar contra dois profissionais do SAMU, no dia 15 de julho deste ano, na zona Sul de Teresina.

Bandido preso em Teresina -PC-PI

Além deles, também foram presos Luís Fernando de Paiva, que teria emprestado a motocicleta à dupla para praticar o crime e Paulo Henrique de Araújo Moura, apontado como mandante da morte de Cícero, homem que estava sendo atendido no momento em que os profissionais da saúde foram atingidos com os disparos.

Em entrevista à imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, explicou que desde o dia que aconteceu a ação criminosa, a polícia já havia identificado a autoria dos suspeitos e que eles pertenciam a uma facção.

Delegados durante coletiva de imprensa -Foto: Reprodução

Quando fomos apurar quem foram os dois autores que chegaram atirando do desafeto e acabaram atingindo a enfermeira, nós descobrimos que eles eram integrantes de uma facção e estendemos a investigação que culminou hoje com a deflagração dessa operação com mais de 15 autos [...] Então a resposta foi mais do que dada, afirmou o delegado.


Também presente na coletiva, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, ressaltou que além das prisões, também foram apreendidas quatro armas de fogo, dois veículos e uma boa quantidade de dinheiro.

Coletiva aconteceu nesta terça-feira -Foto: Reprodução

Essa ação teve como objetivo desarticular uma célula de uma facção criminosa que atua aqui em Teresina, especificamente na zona Sul da capital. O objetivo inicial, uma determinação da própria delegacia geral, foi investigar aquele crime que teve como vítimas dois profissionais da área da saúde do Samu que aconteceu no dia 15 de julho deste ano.

O delegado informou ainda que os dois indivíduos presos já eram investigados pelo Draco, justamente por fazerem parte de uma facção criminosa.

Quando nós iniciamos as investigações, nós constatamos que os dois indivíduos que pilotava a moto e o que efetuou os disparos eram investigados nossos do Draco justamente por integraram a uma organização criminosa. Dessa forma, aprofundamos as investigações e chegamos em todos os executores

Objetos apreendidos -Foto: Reprodução

Sobre a operação

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na manhã desta terça-feira (08), a Operação S.O.S. DRACO-53, para cumprir 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em residências, na região da Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, e no Estado do Maranhão.

Conforme o Delegado Charles Pessoa, a operação foi motivada para combater a atuação de facções criminosas na região. Sendo que o principal objetivo é prender os envolvidos no atentado contra os dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foram baleados durante atendimento médico a um homem no bairro Vamos Ver o Sol, por volta das 19h do dia 15 de julho deste ano. Na ocasião, a pessoa baleada tinha sido vítima da mesma organização criminosa.

Entenda o caso

Uma enfermeira e um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram baleados na noite do sábado, 15 de julho, no momento em que realizavam atendimento a um homem baleado no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina.

Conforme informações repassadas aoLupa1 pela Polícia Militar do Piauí, um criminoso que usava tornozeleira eletrônica foi baleado por rivais. Ele sobreviveu e a população chamou o Samu para realizar o socorro.

A enfermeira foi baleada na perna e o motorista foi atingido na tíbia. A equipe também era composta por um médico que não ficou ferido, e levou os colegas na ambulância para atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os profissionais já receberam alta e estão bem.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas