Polícia

DRACO deflagra operação contra membros do PCC na zona Sudeste de Teresina

Ação policial ocorre na manhã desta terça-feira (9), no bairro Alto da Ressurreição.

09 de maio de 2023 às 08:05
3 min de leitura

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em conjunto com a Polícia Militar do Piauí, deflagrou uma operação com o objetivo de cumprir ordens judiciais contra criminosos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação policial aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina.


Até o momento, cerca de 10 pessoas foram presas em um condomínio abandonado da região. Foram apreendidas armas e drogas, e outros objetos que foram encaminhados para a sede da DRACO. A operação que leva o nome 'Lage' contou com mais de 120 policiais civis e militares.

De acordo com informações da polícia, foram expedidos 30 mandados de prisão e de buscas contra os investigados. "Primeiro é importante ressaltar o porquê da operação, com o decorrer das nossas investigações da Draco, nós identificamos que naqueles espaços existia uma presença de vários membros de facções criminosas, e eles utilizavam o espaço para se esconderem das forças de segurança pública, como também atuavam o crime lá dentro, tráfico de drogas e algumas ações relacionadas a essas facções criminosas", disse o delegado Charles Pessoa.

OPERAÇÃO DRACOReprodução/Polícia Civil

"Identificamos aquele espaço mesmo sendo uma propriedade privada, um prédio inacabado que estava sendo utilizado pela marginalidade. Com esse foco, a gente combate às facções criminosas e deflagramos essa operação que foi presidida e coordenada pelo Draco, mas contamos com apoio de várias outras forças. O foco é atender as diretrizes da SSP-PI, coordenadas pelo nossos secretário de segurança Chico Lucas e da Polícia Civil, do delegado geral Lucy Keiko de combater de forma firme e eficiente essas facções criminosas que tem causado desconforto na sociedade piauiense", detalhou.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) já está adotando as medidas cabíveis sobre o proprietário das residências, que se não se adequar às normas da legislação, tanto municipal quanto estadual, vai ser também investigado.

"É importante também ressaltar que essas operações, a gente também entra com outras ações. a própria SSP também atua na parte social, levando políticas sociais para essas pessoas que não tem envolvimento com a comunidade criminosa. Essa operação não acabou hoje, nós iremos intensificar ainda mais ações nessa comunidade", finalizou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas