DHPP prende suspeito de atirar cinco vezes contra PM em assalto
Segundo o delegado Bruno Ursulino, o acusado se apresentou na sede do DHPP momentos após a crime.
O indivíduo acusado de atirar contra o sargento Oliveira da Polícia Militar do Piauí, durante uma tentativa de assalto, foi preso na manhã dessa segunda-feira (09) pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O indivíduo foi identificado como João Pedro da Silva Santos, de 21 anos.
De acordo com informações do delegado Bruno Ursulino, repassadas em entrevista coletiva, o acusado se apresentou na sede do DHPP momentos após o crime, como uma forma de escapar da ação das forças de segurança. Mas as equipes de polícia já estavam realizando buscas com o intuito de autuar o indivíduo em flagrante, uma vez que as investigações apontaram o homem como o atirador.
"Ele claramente querendo se desviar da captura da sua segurança, já veio até o Departamento de Homicídios acompanhado da advogada, logicamente já instruído para apresentar a versão mais conveniente para ele. De início se queria citar que se tratava de uma apresentação espontânea, o que não é. Foi uma apresentação voluntária, que ele veio por receio de ser capturado pelas forças de segurança. No entanto, como existiam equipes tendendo a encontrá-lo para o autuá-lo em flagrante, ele foi autuado em flagrante aqui no departamento de homicídios… O que está se levando a acreditar e o que nós vamos conseguir demonstrar é que ele foi o atirador.", afirmou o delegado.
Ao ser questionado sobre o crime ter sido planejado, o delegado afirmou que os indícios é que tenha ocorrido como uma ação aleatória.
“Tudo indica que foi uma ação aleatória que eles estavam realizando uma série de voltas à busca de realizar assaltos e aí por uma força do destino acabaram topando com o sargento e aí houve aquela troca de tiros que o sargento tentou se defender acabou neutralizando um dos indivíduos e agora estava lutando pela vida no hospital”, disse o delegado.
Entenda o caso:
Na madrugada desta segunda-feira (09), um policial militar de Teresina, identificado como sargento Oliveira, foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, na zona Sudeste de Teresina. O PM foi cercado por cinco criminosos.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela equipe do programa Alô 190, exibido pela TV Lupa1, mostram que por volta das 04h58, o policial guardava algo na porta malas de seu carro, quando foi abordado por uma dupla em uma motocicleta, ao mesmo tempo, em que um carro se aproxima, e outros três indivíduos descem do veículo.
Após isso, é iniciado um conflito físico entre o PM e um dos criminosos. O PM corre para a parte da frente do seu veículo, mas é atingido por disparos. Já no chão, o Sargento ainda consegue atingir um dos criminosos, que levava a motocicleta.