Municípios

Trabalhadores são resgatados em situação análoga a escravidão no Sul do Piauí

Ao Lupa1, a assessoria do MPT-PI informou que as duas operações distintas ocorreram no final do mês de junho.

09 de julho de 2022 às 09:50
2 min de leitura

O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) resgatou 10 trabalhadores em situação análoga a escravidão nos municípios de Currais e Palmeira do Piauí, região Sul do Estado. Ao Lupa1, a assessoria do MPT-PI informou que as duas operações distintas ocorreram no final do mês de junho.

Trabalhadores são resgatados em situação análoga a escravidão

Segundo o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, que atuou nos resgates, os trabalhadores atuavam na catação de raízes em fazendas da região, dormindo em barracas improvisadas e vivendo em situação degradante.

“Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles estavam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, relata.

Trabalhadores são resgatados em situação análoga a escravidão

Um adolescente de 17 anos também chegou a ser resgatado com os trabalhadores. Além das irregularidades nas condições de alojamento, foi constatado ainda que os trabalhadores estavam sem registro profissional.

Ainda segundo Edno Moura, os produtores das fazendas estariam aproveitando o período de chuva para recrutar as vítimas.

“Tivemos um bom período de chuvas, propício para o plantio. Os produtores querem aproveitar essas terras e para isso precisam prepara-las. Fizemos algumas fiscalizações pelo interior e, nelas fizemos esses resgates”.

Trabalhadores são resgatados em situação análoga a escravidão

O MPT identificou o empregador e acordou fazer rescisão indireta de contrato de trabalho. Além disso, também ficou obrigado a assinar carteira de trabalho e um Termo de Ajuste de Conduta.

Os trabalhadores resgatados também receberão, por três meses, seguro desemprego. Esses foram os primeiros resgates de trabalhadores no Estado do Piauí em 2022.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas