Política

Prefeito é acusado de fraude contra INSS, FIES e outros novos crimes

Em denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) Fernandinho teria até falsificado documento para receber herança que não lhe era devida

18 de dezembro de 2023 às 10:31
4 min de leitura

O prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, José Fernando Oliveira Brito, o Zé Fernando, ou Fernandinho, que já convive com sérias acusações em órgãos de controle, agora é acusado de falsidade ideológica e estelionato. A denúncia foi apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo ex-prefeito do município, Ronaldo Lages, segundo a qual Zé Fernando teria usado documentos falsos para aquisição de benefícios do INSS, FIES, além de recebimento de herança, indevidamente.

Prefeito José Fernando Oliveira Brito, o Zé Fernando - Foto: Reprodução/ Facebook

Segundo a denúncia, que foi recebida pelo MPF, Fernandinho teria utilizado documentos pessoais com datas de nascimento divergentes: 22 de julho de 1990 (Certidão de Nascimento) e 22 de julho de 1988 (data de nascimento que consta em Escritura Pública de Adoção). O caso, que mais parece novela mexicana, registra que o prefeito teria sido supostamente adotado por um casal.

Além disso, sendo Fernandinho supostamente adotado, a Certidão de Nascimento que contém dados dos pais biológicos não foi cancelada, como deveria ser.

Mesmo diante dessa adulteração de idade, o suposto adotado ainda está utilizando a Certidão de Nascimento que contém os pais biológicos para se beneficiar, já que em nenhum momento foi feita averbação e cancelamento da Certidão de Nascimento antiga, e tampouco foi confeccionada nova Certidão de Nascimento contendo os nomes dos supostos pais adotivos”, diz a denúncia.

Ainda de acordo com a denúncia, as assinaturas dos pais adotivos de Fernandinho, que constam no Termo de Adoção, teriam sido falsificadas, feitas por terceiros, depois que ambos faleceram, “tudo com intuito do mesmo ficar recebendo a pensão por morte do suposto pai adotivo, o Senhor José Fernando Rodrigues Torres e a herança deixada por ambos, já que era praxe esse tipo de falsificação nesse período”.

A denúncia aponta, ainda, que o atual prefeito “efetuou, não apenas da fraude contra a Previdência Social, mas figurou como destinatário do benefício previdenciário de 14 salários mínimos do benefício do Senhor José Fernando Rodrigues Torres [suposto pai adotivo], logo após o falecimento da Senhora Maria Iris Branca De Araújo Torres [suposta mãe adotiva], em 2009”.

“A falsificação do documento e a falsidade ideológica tiveram como única finalidade a obtenção de benefício por morte. Além disso, com a falsificação dos documentos, Fernandinho teria obtido contrato fraudulento de financiamento público por meio do FIES para o Curso de Medicina e se utilizou de documento falso para registrar sua candidatura a prefeito, junto ao Tribunal Superior Eleitoral”.

O caso segue em investigação pelo MPF. O portal LUPA1 está aberto para o contraditório do prefeito Fernandinho.

Confira todos os documentos relacionados a denúncia:

DENUNCIA ASSINADA.pdfESCRITURA PÚBLICA DE ADOÇÃO - JOSÉ FERNA.pdfCERTIDÃO INTEIRO TEOR - CERTIDÃO DE NASC.pdfDigitalizado_20231113-1647.pdfDigitalizado_20231113-1646.pdfDENÚNCIA - JOSÉ FERNANDO DE OLIVEIRA BRITO - NSR.pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas