Ministério do Desenvolvimento lança programas sociais na comunidade Mimbó
O governador em exercício, Themístocles Filho, participou da solenidade que aconteceu em Amarante.
Aconteceu na manhã deste sábado (28), na comunidade quilombola Mimbó, no município de Amarante, a solenidade de lançamento dos Programas de Aquisição de Alimento (PAA) e Fomento Rural.
Solenidade na comunidade Mimbó — Foto: Reprodução/ Governo do Piauí
O evento contou com a presença de personalidades como o governador em exercício, Themístocles Filho, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e da ex-governadora e secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa.
Solenidade na comunidade Mimbó — Foto:Reprodução/Governo do Piauí
Os programas são desenvolvidos pelo Ministério Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), que tem o objetivo sw estimular a agricultura familiar e facilitar o acesso à alimentação de qualidade. O PAA busca captar produtores rurais e adquirir diretamente suas produções para destiná-las a famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar.
Já o Fomento Rural acompanha social e produtivamente famílias agricultoras, fazendo investimentos direto para fomentar a produção, no valor de R$ 4,6 mil por família. No Piauí, 200 famílias, sendo 150 pertencentes à comunidade Quilombo Mimbó, foram selecionadas para receber acompanhamento técnico e liberação de crédito.
Solenidade na comunidade Mimbó — Foto:Reprodução/Governo do Piauí
Além dos programas, foi assinado um contrato com o Banco do Nordeste para liberação de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Durante a solenidade foi assinado também um termo de cooperação entre o MDS e o Instituto Federal para promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), através da oferta de ações de apoio à inserção no mercado de trabalho.
Entrega de kits e assinatura de contratos
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou a entrega de três kits de irrigação para a associação comunitária Mimbó.
Foi firmado ainda, por meio do Banco do Nordeste, um contrato de financiamento do programa Agroamigo, que visa liberação de recursos para 13 microempreendedores e 57 pequenos produtores. As operações de crédito serão destinadas para atividades de artesanato, avicultura, bovinocultura, dente outras atividades rurais.