Política

LUÍS CORREIA: Traficante chama filho da prefeita de “padrinho” em áudio periciado pela PF

Inquérito surgiu durante as batidas contra o tráfico de drogas. A série de prisões abriu novas linhas de investigação

07 de março de 2024 às 15:05
14 min de leitura

Foi concluído o Inquérito Policial para apurar supostos crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa com envolvimento do filho da prefeita Maninha Fontenele (PT) de Luis Correia no litoral piauiense. O delegado de Polícia Federal ALBERT PAULO SERVIO DE MOURA resumiu no 20 de junho de 2023 os fatos investigados em relatório de 957 páginas, que vazou em grupos de WhatsApp de Parnaiba, Luis Correia e outras cidades do litoral piauiense. O Lupa1 teve acesso e agora revela com exclusividade, detalhes que estão inseridos no citado inquérito e que fogem a compreensão geral.

Prefeita Maninha e filho, Pedro Júnior Fontenele - Foto: Reprodução: Redes Socias

O inquérito surgiu durante as batidas contra o tráfico de drogas. A série de prisões abriu novas linhas de investigação; e as apreensões trouxeram dados comprometedores, culminando com a Operação LED — deflagrada no dia 7 de fevereiro de 2024.

A quebra do sigilo telefônico e bancário de FELIPE BORGES AMARANTE reforçou a convicção policial da ligação do filho da prefeita Maninha (PEDRO JUNIO FONTENELE BRITO) com uma rede de traficantes e homicidas.

FELIPE utilizou diversos chips, com terminais telefônicos de diferentes áreas urbanas, incluindo nacionais e internacioais, com chips descartados logo após o uso.

No WhatsApp de Felipe foram extraídos dados, fotos e videos com dezenas de selfies, conversas sobre o mundo do crime, além de contas bancárias, transações financeiras, ordens de pagamento e empresas de fachada.

Segundo o inquérito, a organização tinha hierarquia e tarefas rotineiras.

Felipe era o gerente financeiro desse o ecossistema criminal. Fazia a contabilidade do dinheiro coletado nos pontos de vendas das drogas, separava a coleta em sacos plásticos e repassava. Em um aniversário ganhou bolo decorado com o título de “Rei do PIX”.

Era funcionário público nomeado por portaria na prefeitura de Luís Correia, lotado como eletricista no setor de iluminação pública, mas trabalhava diretamente com Pedro Junio, secretário de Finanças de Luís Correia. Felipe seria o elo entre PEDRO JUNIO e outros criminosos, como LAURÍCIO CAETANO DA SILVA — líder da facção PCC junto com o irmão MAURÍCIO.

Segundo o relatório, LAURÍCIO seria o porta-voz do PCC na penitenciária de Pedrinhas no Maranhão. Felipe é primo da mulher de LAURÍCIO, a DANNY (DAIANE XAVIER AMARANTE).

Nas conversas extraídas do whatsapp de Felipe, PEDRO JUNIO FONTENELE BRITO era chamado de PJR ou EMPRESÁRIO ou PADRINHO.

Chamam de “empresário” quem financia o tráfico na área; e de “padrinho” quem indica um membro para facção, sendo cada padrinho sujeito a "pagar" pelos eventuais erros cometidos pelos afilhados.

Em uma conversa, Pedro Junio manda Felipe pagar traficantes como “Fofão” e “Lacoste”. FOFÃO é LOURENÇO POLICARPO SOARES; LACOSTE é OZEIAS DE SOUZA DA SILVA, presos na penitenciária Professor José Ribamar Leite em Teresina.

Uma conversa de Felipe com o irmão LUCAS BORGES AMARANTE revelou que Pedro Junio sustentava o traficante MAGUIN — MARCOS AURÉLIO RAVETE PINTO, vulgo MAGUIM, atualmente preso na Penitenciária Mista de Parnaíba.

Felipe também fez PIX para exportadoras de alimentos, lojas de material de construção, mercadinhos e outras empresas de fachada no estado de Rondônia — considerado portão de entrada do tráfico internacional.

Nas conversas é fácil identificar que o afilhado Felipe era bastante próxima do padrinho Pedro Junio. Era um “faz tudo” — de motorista, a secretário particular, despachante. A proximidade era bastante comentada nas conversas pelo próprio Felipe: “Todo mês viajo com o Pedro”; “Sai com ele agora de manhã e chego de noite”; “Faço de tudo”; “Meu dinheiro cai na conta do Eduardo, pra ele me dar”.

Um audio, com uma pessoa identificada como Matheus, brinca com a intimidade:

— Fui cortar meu cabelo e encontrar o PEDRO JUNIO, que mandou receber o dinheiro lá no Estádio do Mão Santa, disse Matheus.

— Tu guardou o que o Chupetinha te deu, brincou Felipe.

CHUPETINHA era como Pedro Junio e Felipe tratavam-se.

Matheus é MATHEUS VINICIUS RODRIGUES DE ARAÚJO, usado por Felipe em vultosas transações bancárias. Matheus esquentava dinheiro em espécie, através da conta da mãe (Margarida). Não apenas transferia. Também recebia. E recebeu várias vezes via RAENNA SAMELA SOUSA VERAS, namorada de Pedro Junio.

— Vamos comprar um caminhão e sair fora, comprar peixe no meio do mundo. Tô juntando um dinheiro, olhei ontem e já tinha quase R$ 700 mil. Dá pra começar, comprar um caminhão bom, disse Matheus em audio para Felipe, já demonstrando consciência dos riscos do tráfico.

RAENNA SAMELA trabalha na Câmara Municipal de Luiz Correia, como servidora pública não-efetiva. E também preside o diretório municipal do PL em Luiz Correia.

A família de Pedro Junio domina três partidos políticos no municipio. Sua mãe é a prefeita MARIA DAS DORES FONTENELE BRITO e está no PT; seu pai é o vereador PEDRO DO LEITE e está no Republicanos; e a namorada Raenna é a presidente do PL.

No cruzamento de dados, ainda descobriu-se que Pedro Junio homenageou Raenna Samela, batizando de SAMELITA uma embarcação de sua propriedade; e que o barco está cadastrado no mesmo endereço da sede do PL em Luís Correia, prédio também pertencente a Pedro Junio.

Raenna e Pedro Junio periodicamente viajavam a Jericoacoara, praia cearense famosa por apreensões de cocaína. Nos dados extraídos, há um comprovante da taxa de permanência naquele parque nacional nos nomes de FELIPE BORGES AMARANTE, FERNANDA SILVA DE SOUZA, RAENNA SAMELA SOUSA VERAS E PEDRO JUNIO FONTENELE BRITO. Os casais ficaram hospedados na Pousada do Maurício.

FERNANDA é a namorada de Felipe. E foi com ela que Felipe desabafou sua furiosa insatisfação com Pedro Junio.

O relatório não conta, mas conclui que PEDRO JUNIO mandou FELIPE executar alguma tarefa e não pagou pelo serviço, fato que o aborreceu e culminou na explosão de ameaças.

— O cara manda eu fazer os serviço e não quer pagar. Vai pro inferno! Vou mandar dar baixa na minha portaria, tirar minhas coisas de lá e vou sair fora, disse Felipe.

— Que nada Fernanda, ninguém é obrigado a trabalhar de graça não, replicou Felipe a namorada, que tentava acalmá-lo.

— PEDRO JUNIO não quer pagar, está enrolando. Disse que não vai pagar porque não tem obrigação de pagar. E que eu tenho que fazer o que ele manda. E eu vou sumir no mundo e assistir tudo de longe. Mais eu vou fuder com a prefeitura, afirmou Felipe.
— Escapou de morrer faz é tempo por causa de mim. Ele já esqueceu que há um tempo atrás ele ia morrer eu que segurei as pontas, revelou.

Muitas conversas no WhatsApp foram excluídas, mas foram recuperadas. O caudal de crimes é extenso, incluindo audio sobre homicídios, como da jovem MARIA CAMILA MEDEIROS DINIZ, de 17 anos, morta a tiros na Avenida São Sebastião, em Parnaíba.

— FERNANDA, tô precisando de tu; tão querendo matar a CAMILA; descobre porque o ANDREZINHO ameaçou ela dizendo que “as covas já estão tudo aberta e o CFP dela já está cancelado”. Meu Deus do céu, me ajuda a tirar a CAMILA lá de casa, pra levar ela pra algum lugar, porque ela tá chorando desesperada e a gente não sabe se é só loucura do ANDREZINHO metendo terror na menina, disse a tia da vítima.

—FERNANDA trabalha no restaurante de sua família, Restaurante O Chico, onde Felipe sempre trocava notas pequenas por notas maiores. Felipe também pedia a namorada para transferir dinheiro, como para LANA APARECIDA SANTANA DA SILVA, proprietária da empresa MY DREAM e mulher do traficante WELLINGTON FEITOSA DE SOUSA.

Há conversas também de Felipe com blogueiros, revelando também a pressão do crime na midia, ordenando retirar matérias comprometedoras. O relatório mostra a pressão feita no repórter GILBERTO VERAS.

O relatório revelou a ligação de PEDRO JUNIO também com EDNEY DE SOUSA, dono de 18 veículos, incluindo a Hilux usada por Pedro Júnio; e ainda com a empresa LEGIÃO de VINICIUS VAZ DE SOUSA, com sede em imóvel pertencente a Pedro Junio — local alvo de batida policial por guardar droga, armas e dinheiro. No CNAE da Legião, consta “Atividades de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico.”

É com VINICIUS VAZ que Felipe conversa sobre o destino de traficantes rivais em Tutóia no Maranhão.

A análise do celular de FELIPE BORGES AMARANTE identifica apenas parte da movimentação financeira do crime organizado no município de Luis Correia. As investigações devem avançar, para identificar e comprovar outros vínculo, fluxo do dinheiro e bens adquiridos com o tráfico de drogas, para descapitalizar a organização criminosa.

Vale ressaltar que as considerações finais declaradas pelos investigadores não podem ser consideradas julgamento. O inquérito policial apenas subsidia representações do Ministério Público, o titular da ação penal, que pode ainda solicitar apreensões mais específicas. Quem julga é o poder judiciário.

TODOS OS CPFS E CNPJS QUE CONSTAM NO RELATÓRIO DA POLÍCIA FEDERAL:

  • FELIPE BORGES AMARANTE, CPF: 06339580343;
  • VINICIUS VAZ DE SOUZA, CPF: 96642653220;
  • TAILANE MARIA DE SOUSA PAIVA, CPF: 07520138313;
  • DAIANE XAVIER AMARANTE, CPF: 06020230333;
  • MAURICIO DOS SANTOS SILVA FILHO, CPF: 63262040380;
  • OZEIAS DE SOUZA DA SILVA, CPF: 62267712326, vulgo “LACOSTE”;
  • DAVID GABRIEL XAVIER AMARANTE, CPF: 07398479379;
  • ADAIRTON BARROS DO AMARANTE, CPF: 21084025353;
  • MATHEUS VINICIUS RODRIGUES DE ARAÚJO, CPF: 06957461386;
  • MARCOS AURÉLIO RAVETE PINTO, CPF: 04136728328;
  • CARLOS MAGNO BEZERRA HIGINO, CPF: 29500608000167, vulgo POMPOM;
  • MARGARIDA MARIA RODRIGUES DE ARAUJO, CPF: 35417676349;
  • FERNANDA SILVA DE SOUZA, CPF: 02678819329;
  • RODOLFO ARTUR SOUSA SAFANELLI, CPF: 04006705344;
  • LUCAS BORGES AMARANTE, CPF: 06339694357;
  • ANDRE LUCAS DO NASCIMENTO SANTOS, CPF: 07889396376;
  • GEOVANE DE SOUSA SOARES, CPF: 04218747326;
  • LEGIAO, CNPJ: 44441472000155;
  • SUPERMERCADO JC, CNPJ: 41186676000107;
  • PEROLA MODAS, CNPJ: 26796472000196;
  • FARMACIA ECONOMIA, CNPJ: 20843773000147;
  • COSTA MAR, CNPJ: 07277833000143
  • JOAO PAULO GOMES FERNANDES, CPF 54799767291;
  • CRISTIAN LIMA DE ARAÚJO, CPF 04430075271;
  • GEBSON MELGAR CARDOSO, CPF: 65701372200;
  • J P G FERNANDES, CNPJ: 31438596000130;
  • HERON EXPORTAÇÃO ALIMENTOS EIRELI, CNPJ : 11330619000180;
  • G M CARDOSO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, CNPJ: 35501274000149;
  • LANA APARECIDA SANTANA DA SILVA, CPF: 35282344823;
  • WELLINGTON FEITOSA DE SOUSA, CPF 28471201810;
  • FRANCISCO PAULO MACHADO DE MACEDO, CPF 00509761330;
  • FRANCISCA MEIRE MACHADO DE MACEDO, CPF: 98710656391;
  • ADRIA CARINE AGUIAR DE QUEIROZ, CPF: 04856614380;
  • FRANCISCO GEORGE MARTINS DA SILVA, CPF: 02033871398;
  • LEONORA SABINO MORAIS, CPF 06837136399;
  • FRANCISCO NATANAEL MENDONÇA DA SILVA, CPF: 03378133376;
  • KEULLE SOBRAL VIEIRA, CPF: 03743431289, ERISVALDO DA SILVA ROMÃO, CPF:62138383334;
  • LEONARDO DA CONCEIÇÃO DE LIMA, CPF: 06246504302;
  • GELLE GARDENIA DO NASCIMENTO COSTA, CPF: 82310645320;
  • G GARDENIA N COSTA – ME, CNPJ: 27297450000144;
  • BRUNO LINHARES E SILVA, CPF: 05716234330;
  • GEUZIVAN LEMOS DE OLIVEIRA, CPF 04242753330;
  • LUIS ROGÉRIO DE SOUSA, CPF: 07251149320;
  • ASSOCIAÇÃO DOS ARMADORES DE PESCA LUIZ CORREIA, CNPJ: 04987984000105.

Confira mais imagens do documento:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas