Municípios

Incêndio florestal atinge Curimatá; Piauí registra cerca de 963 casos

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi acionada para atender a ocorrência.

16 de outubro de 2024 às 09:38
2 min de leitura

Nesta terça-feira (15), um foco de incêndio atingiu uma propriedade localizada na zona Rural do município de Curimatá. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) foi acionada para atender a ocorrência.

Em conversa com a TV Lupa1, a assessoria de comunicação do CBMPI informou que as equipes ainda se encontram na zona Rural do município combatendo os incêndio florestais. O tenente Pimentel está coordenando missão na região.

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi acionado - Foto: Reprodução

No total, participam da ação cinco bombeiros militares que contam com o auxílio de brigadistas, detalhou o Tenente Pimentel à TV Lupa1. “Se iniciou o combate com ajuda de brigadistas na segunda-feira e na data de hoje [quarta-feira] o fogo está praticamente extinto”, explicou o tenente.

Populares relataram à equipe do Corpo de Bombeiros que incêndio foi provocado por populares que atearam fogo em uma roça que se espalhou por outras propriedades. Tenente Pimentel explicou que esta é uma prática que acontece todo ano na região.

No Piauí

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), até a manhã desta terça-feira (15), o Piauí já havia registrado cerca de 963 focos de incêndio. Somando esses números aos focos registrados entre julho e setembro, o estado atingiu 6.213 focos de incêndio somente em 2024, o que representa metade dos 12.957 focos detectados durante o ano de 2023.

De janeiro a setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar, já combateu 442 incêndios florestais em todo o Piauí. Somente nos 12 primeiros dias do mês de outubro, foram registradas sete ocorrências da mesma natureza. Estes incêndios foram combatidos nas cidades de José de Freitas, Cajueiro da Praia, Nazária, Curralinhos e Canto do Buriti.

Incêndio florestal em Curimatá - Foto: Reprodução

As regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar, são mapeadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, além da Defesa Civil. A qualquer indício de incêndio, a população deve acionar o número 193 ou 190.

Matérias Relacionadas

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas