Prefeitura de Timon nada em dinheiro e faz compras milionárias sem licitação
Rafael vai gastar mais de 33 milhões só na contratação para transporte escolar, compra de livros e reforma de escolas.
A prefeitura de Timon, cidade maranhense localizada as margens do rio Parnaíba, ao lado de Teresina, através da nova gestão, comandada pelo prefeito Rafael Brito, tem vivido um tempo virtuoso, com contas bancárias lotadas de dinheiro, principalmente em pastas estratégicas, como saúde e educação.
O discurso de escassez não combina com os atos promulgados, todos com valores milionários e muitos deles sem licitação. A educação de Timon foi considerada uma das mais bem sucedidas do Maranhão, sendo a campeã do IDEB no estado, no ano passado. Mesmo assim, por excesso de zelo, a prefeitura decidiu investir na reforma de 11 escolas da rede municipal, totalizando mais de 13 milhões de reais, o que dará uma média superior a 1 milhão de reais por escola. Detalhe: sem licitação. Somando a isso o gasto que será feito com contratação de empresa privada para executar o serviço de transporte escolar, que será superior a 7,5 milhões e compra de livros, com valor superior a 12 milhões de reais, a prefeitura vai desembolsar, por apenas esses itens, quase 34 milhões de reais. Não esquecendo: tudo sem licitação.
O recurso da inexigibilidade é previsto em lei , contudo deve atender a pré-requisitos rigorosos, sob pena de reprovação de contas e até processos mais graves movidos pelo Ministério Público, neste caso, o federal, pois trata-se de recursos do FUNDEB.
Confira os extratos:
O Portal Lupa1 deixa espaço aberto para manifestação da prefeitura e do prefeito Rafael.