Operação da PF investiga invasão de terra indígena no Maranhão
Operação teve como objetivo, coletar informações de uma invasão reiterada em terra indígena por criadores de gado.
A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a "Operação Ferrete Incógnito", para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Maranhão com o objetivo de coletar informações de uma invasão reiterada em terra indígena por criadores de gado.
O mandado foi expedido após representação da Polícia Federal do Maranhão, visando coletar outros elementos de informações para instruir inquérito policial. De acordo com a polícia, na terra indígena investigada já havia sido realizada uma ação de remoção de pessoas ou bens que estão ocupando ou utilizando um espaço de forma ilegal, mas a prática foi retomada e está gerando conflitos com os povos originários
"A terra indígena Awá já foi objeto de desintrusão, ocasião em que foram retiradas da área aproximadamente 15 mil cabeças de gado. A prática, entretanto, tem sido retomada, causando tensão com a população indígena ", informou a nota policial.
A Justiça Federal também decretou a suspensão das atividades econômicas do investigado, relacionadas à inserção de gado em qualquer área pertencente à União, especialmente nas terras indígenas do complexo Alto Turiaçu, área composta pelas terras indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru.
Os fatos investigados podem ser caracterizados como crime de invasão de terras públicas, além de crimes ambientais, como o de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público sem autorização do órgão competente.