Tricampeã: Argentina vence França nos pênaltis e garante o título da Copa do Mundo
A seleção Argentina ganhou títulos nas Copas de 1978 e 1986 e na Copa do Catar em 2022.
Argentina e França disputaram a final da Copa do Mundo do Catar na tarde deste domingo (18). A partida começou logo após a cerimônia de encerramento da competição.
A Argentina venceu a a França nos pênaltis com um placar de 4 a 2 e conquistou seu terceiro título em Copas do Mundo.
O camisa 10, Lionel Messi, abriu o placar após um gol de pênalti. Aos 35 anos, Lionel Messi é o segundo jogador mais veterano a marcar em uma final de Copa do Mundo, sendo superado apenas pelo sueco Nils Liedholm na final contra o Brasil em 1958.
O segundo gol da partida foi marcado aos 36 minutos do 2° tempo, pelo atacante argentino Di Maria. Messi marcou o terceiro gol da Argentina durante a prorrogação.
Aos 35 minutos do 2° tempo, o craque francês Kylian Mbappé marcou o primeiro gol da França na final após uma cobrança de pênalti. O camisa 10 Mbappé marcou mais dois gols, empatando a partida em 3 a 3.
A decição da partida foi para os pênaltis. Messi abrou as cobranças para os argentinos e Mbappé para os franceses, convertendo os seus chutes. O goleiro Emiliano Martínez brilhou mais uma vez e defendeu a cobrança de Coman e Tchouaméni bateu para foram em seguida Montiel marcou para a Argentina e confirmou a Albiceleste como Tricampeão do Mundo.
Tragetória das Seleções
A Argentina chegou à final após vencer a Croácia, que ficou em terceiro lugar na competição, por 3x0 na semifinal disputada na última terça (13). A França deixou para trás a surpreendente seleção do Marrocos após vencer por 2x0.
A seleção Argentina foi eliminada pela França nas oitavas de final da Copa do Mundo2018, após uma fase de grupos conturbada. Os franceses conquistaram o bicampeonato na Copa da Rússia 2018, após vencer a Croácia na final.
Os hermanos chegaram a final do Mundial no ano de 2014, na Copa disputada no Brasil, mas perdeu o título para a Alemanha que fez uma grande campanha naquela Copa, quando eliminou os donos da casa por 7 x 1.
A seleção argentina disputou sua sexta final de Copa do Mundo. Os argentinos iniciaram a partida em busca do terceiro troféu, após 1978 e 1986.
Pela quarta vez a França alcançou a final da Copa do Mundo, todas desde 1998, quando conquistou o primeiro título em casa (1998, 2006, 2018, 2022). Os franceses entraram em campo em busca de se tornar a terceira seleção a vencer Copas do Mundo consecutivas, após a Itália (1934 e 1938) e Brasil (1958 e 1962).