Geral

Teresina registra menor positividade de teste Covid-19 desde 2020, diz COE

Durante as testagens realizadas no período de 10 a 16 de março, apenas 4% das amostras apresentaram resultado positivo para a doença.

17 de março de 2022 às 16:08
1 min de leitura

Dados do Comitê de Operações Especiais (COE) de Teresina divulgados nesta quinta-feira (17), apontam uma menor taxa de positividade de testes para Covid-19 desde o início da pandemia na capital.

Durante as testagens realizadas no período de 10 a 16 de março com pacientes nas UBS, UPAs e hospitais, apenas 4% das amostras de swab nasal testadas apresentaram resultado positivo ao teste RT-PCR.

Centros de Testagem Covid Divulgação / FMS

Nos momentos mais críticos a taxa de positividade, em Teresina, chegou a 38% em junho de 2020, 45% em abril de 2021 e a 52%, no início de fevereiro de 2022. Antes do pico causado pela variante Ômicron, o menor percentual registrado havia sido de 11%, em agosto de 2021.

De acordo com o coordenador médico do COE Teresina, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como critério para se considerar a pandemia sob controle em determinada localidade uma taxa de positividade abaixo de 5%. Esse percentual baixo significa que, a despeito de ampla testagem, poucos indivíduos submetidos ao exame de fato estão infectados.

Por outro lado, um percentual elevado indica que a circulação viral na localidade está alta, que somente indivíduos com sintomas mais graves têm acesso ao diagnóstico ou que o rastreio de contatos está incipiente.

Ainda segundo Walfrido Salmito, “a flexibilização proposta tem total amparo na ciência e, sob premissas semelhantes, outras 19 capitais de estados brasileiras e várias unidades da federação, incluindo cinco da região Nordeste, também já tiveram a mesma iniciativa”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas