Geral

Rafael Fonteles entrega reforma do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina

A ação contribui com o fortalecimento das ações desenvolvidas pela instituição em prol das pessoas com deficiência atendidas no local.

02 de agosto de 2023 às 10:47
2 min de leitura

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) entregou, na manhã desta quarta-feira (02), a reforma do Centro Estadual de Equoterapia localizado no Regimento da Polícia Montada da PM-PI, no Parque Jurema, zona Sudeste de Teresina.

Criança beneficiada com o tratamento de Equoterapia. - Foto: Ascom/Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles afirma que o projeto é uma das medidas da sua gestão para ampliar o atendimento de pessoas com deficiência. “São 81 crianças que são atendidas, com dois encontros semanais e podemos acrescentar mais 41. Então vão ficar 122 crianças sendo atendidas neste centro”, disse o governador.

Rafael Fonteles. - Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

O gestor estadual declarou à imprensa que outros centros inclusivos devem ser licitados no interior do estado, com o objetivo de englobar deficientes físicos, visuais, auditivos entre outras. “Por exemplo, já temos o Cer no São João e em Parnaíba. Estamos executando o de Picos e teremos em outras áreas do estado”, afirma

O secretário da inclusão para pessoas com deficiência Mauro Eduardo, que completa 35 anos hoje, destacou a importância do projeto e da reforma. “É um serviço importantíssimo. Temos relatos de mães que os filhos chegam aqui sem se relacionar, e hoje mudaram a qualidade de vida. Com essa reforma e ampliação vamos ter a capacidade de aumentar o número de atendimentos”, pontua.

Secretario Mauro Eduardo. - Foto: Lupa1

Centro Estadual de Equoterapia de Teresina

O tratamento de Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

A Equoterapia no Piauí iniciou suas atividades em 2002, em Teresina, e posteriormente em Parnaíba. O Centro atende, atualmente, 81 pessoas, nos turnos manhã e tarde, e conta com profissionais de assistência social, fisioterapia, educação física, psicologia e psicopedagogia.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas