Geral

"Nossa missão é fortalecer a democracia", diz Lula durante evento de diplomação

O presidente eleito participou de uma cerimônia em que habilita a posse do novo governo.

12 de dezembro de 2022 às 16:33
3 min de leitura

O presidente eleito Lula (PT), participou nesta segunda-feira (12), na sede da corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de um evento de diplomação em que marca a habilitação do novo governo para que possa tomar posse.

Durante a cerimônia, Lula discursou e começou falando sobre o compromisso firmado com o povo brasileiro. "Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu querido e companheiro, Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi. Fazendo o Brasil, um país mais desenvolvido e justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida, para todos os brasileiros, sobretudo para as pessoas mais necessitadas", falou.

Lula discursou na corte do TSEReprodução / you tube

O presidente comentou sobre a democracia e disse que acima de tudo precisa ser cuidada e também defendida das pessoas erradas. Ele também fez algumas felicitações ao supremo por sua atuação durante as eleições. "Quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram todas as ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Cumprimento cada ministro e cada ministra do TSE, pela firmeza na defesa da democracia e na lisura do processo eleitoral", destacou.

Sobre as eleições

O petista falou sobre as eleições deste ano e sobre as tentativas de calarem o povo. "Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo. Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas", lembrou Lula.

Ele destacou ainda sobre o resultado obtido nas eleições. "O resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido. Tive o privilégio de ser apoiado por uma frente de 12 partidos no 1º turno, aos quais se somaram mais 2 na 2ª etapa", relembrou.

O presidente citou sobre as eleiçõesReprodução / you tube

Compromisso com o Brasil

Perto do final do discurso, o presidente fez questão de frisar sobre seu objetivo no mandato. "Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa intransigente da liberdade de expressão, mas defenderemos até o fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política", pontuou.

Ao final, Lula falou sobre a missão de fortalecer a democracia. "Nossa missão é fortalecer a democracia – entre nós, no Brasil, e em nossas relações multilaterais.

O político encerrou citando o desejo da construção de um estado mais democrático, para garantir a normalidade constitucional.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas