Geral

Professora Maria Sueli morre aos 58 anos de idade em Teresina

Sueli era militante do PSOL, e lecionava aulas no curso de Direito da UFPI.

26 de julho de 2022 às 18:33
3 min de leitura

A professora de direito e militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Maria Sueli Rodrigues de Sousa, morreu na tarde desta terça-feira (26) aos 58 anos de idade.

Sueli sofria com esclerose lateral amiotrófica e já estava internada há alguns dias, ela lecionava aulas no curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e fazia parte do Programa de Pós-graduação em sociologia e de Gestão Pública, do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência - IFARADÁ e do grupo de Pesquisa de Direitos humanos e cidadania - DiHuCi.

Professora Maria Sueli Rodrigues Reprodução / Instagram

A professora, que já publicou mais de 180 artigos completos em periódicos indexados e mais de 200 comunicações em anais de congresso, já se candidatou a vereadora de Teresina nas eleições de 2020, e entrou na disputa ao Governo do Estado em 2018 pelo PSOL.

A morte de Maria Sueli causou grande comoção nas redes sociais, a Prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí emitiram nota de pesar.


Universidade Federal do Piauí emite nota de pesar

A Administração Superior da UFPI comunica e lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, ocorrido nesta terça-feira (26). A docente fazia parte do quadro da Universidade desde 2010, sendo lotada no Departamento de Ciências Jurídicas.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa tinha graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009).

Além de ser professora do Curso de Direito da UFPI, ela também fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública, do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência - IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa Direitos humanos e Cidadania - DiHuCi.

Toda a comunidade da UFPI se solidariza com familiares, amigos e colegas de curso em momento de tamanha dor.


Nota de Pesar da Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da professora e advogada Sueli Rodrigues, aos 58 anos na tarde desta terça-feira (26).

Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados, ao tempo em que expressa condolências a todos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas