Geral

Procon disponibiliza painel para orientar consumidores no período da Black Friday

Ferramenta busca auxiliar os consumidores a compararem os preços de produtos para evitarem cair em fraudes.

22 de novembro de 2023 às 16:29
2 min de leitura

Está disponível para consulta o Painel Black Friday 2023, desenvolvido pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI).

Painel Black Friday 2023 - Foto: DIvulgação/ Procon-MPPI

A ferramenta busca auxiliar os consumidores a compararem os preços de produtos para evitarem cair em fraudes durante a ação promocional denominada Black Friday, que será realizada na próxima sexta-feira (24/11).

Para atrair os clientes, lojistas intensificam durante as últimas semanas que antecedem a sexta-feira promocional, a divulgação de preços mais baixos dos produtos que são comercializados nos estabelecimentos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PAINEL

Por esse motivo, fiscais do Procon saíram em campo no período de 7 a 9 de novembro deste ano para fiscalizar lojas físicas de Teresina e conferir o valor real de produtos mais procurados pelos consumidores nesse período.

Os dados coletados foram inseridos no Painel para que, segundo o coordenador técnico do Procon/MP-PI, Edivar Carvalho, o consumidor possa verificar se o preço não está sendo “maquiado”.

O painel é intuitivo e interativo. Para navegar, é só clicar na barra lateral e escolher, no menu, o serviço que deseja. Por meio dele também é possível acompanhar dicas do Procon para evitar cair em fraudes; conferir a reputação de empresas nacionais pelo ranking de resolutividade das lojas de comércio eletrônico e ter acesso aos canais para reclamação, caso o consumidor se sinta prejudicado.

“Nós orientamos que o consumidor consulte o painel antes de comprar e, havendo qualquer discrepância ou maquiagem do valor do bem, ele pode fazer a denúncia por meio dos canais disponíveis no Painel. A função do Painel é prevenir que o consumidor tenha danos nesse período”, enfatizou Edivar Carvalho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas