Porto Alegre enfrentou inundações semelhantes a de 2024 em 1941; veja fotos
Em abril e maio de 1941, foram 24 dias consecutivos de chuvas intensas que resultaram em um aumento no volume da água.
A região Sul do Brasil vem enfrentando uma enchente histórica e que tem ganhado repercussão mundial, comovendo grande parte da população. A cidade de Porto Alegre, uma das mais afetadas, no entanto, já enfrentou inundações semelhantes a de 2024 em 1941.
Em abril e maio de 1941, foram 24 dias consecutivos de chuvas intensas que resultaram em um aumento no volume da água, atingindo cerca de 4,76 metros. A média é que 15 mil pessoas foram atingidas, deixando 70 mil desabrigadas.
Na época, o centro de Porto Alegre ficou submerso e os barcos se tornaram o principal meio de transporte. Bairros como Centro, Navegantes, Passo D’Areia, Menino Deus e Azenha foram severamente afetados.
Já em 1983, outra enchente deixou mais de 200 mil desabrigados e foi decretado estado de calamidade pública em centenas de municípios. Em Santa Catarina, a enchente foi a maior do século XX.
Neste ano, a região da Grande Porto Alegre contabiliza estragos. Conforme o governo da região, vários bairros precisaram ser evacuados e a média é que quase 80% das cidades gaúchas foram afetadas. De acordo com a Defesa Civil, 90 pessoas morreram e há ainda 132 desaparecidas e 361 feridos.