Por Victória Santos
30 de setembro de 2026 às 13:48 ▪ Atualizado em 30/09 às 14:38
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) irá empregar 6.820 policiais civis e militares durante as Eleições 2026. O contingente será distribuído entre os municípios e as zonas eleitorais piauienses com a finalidade de reforçar a segurança nos pontos de votação e auxiliar os órgãos responsáveis pela realização do pleito.
O esquema de segurança foi planejado para o primeiro turno, marcado para 4 de outubro, e poderá ser mantido no segundo turno, previsto para 25 de outubro, caso haja necessidade. Conforme o planejamento operacional apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), haverá atuação integrada das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Municipais, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
Polícia Civil mobilizará 320 profissionais
A Polícia Civil do Piauí contará com 320 servidores durante o período eleitoral. O efetivo atuará de maneira complementar às ações da Polícia Federal, além de prestar suporte à Polícia Judiciária da União.
O grupo será formado por 70 delegados e 250 oficiais investigadores. As equipes serão coordenadas pelas Supervisões Regionais, enquanto a Diretoria de Polícia do Interior (DPI) servirá como estrutura de referência para as operações.
A coordenação ficará a cargo do Centro de Comando da DPI, que manterá atuação conjunta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Exército, juízes eleitorais, Ministério Público Eleitoral e TRE-PI.
A Polícia Militar do Piauí disponibilizará mais de 6.500 policiais para atuar durante as eleições. A distribuição do efetivo será definida conforme as características e necessidades de cada região e zona eleitoral.
Aproximadamente 3.500 policiais militares estarão posicionados diretamente nos locais de votação. Os demais agentes serão empregados no policiamento ostensivo em municípios e diferentes áreas do estado.
A estrutura de comando contará com 14 oficiais à frente das Regiões Eleitorais, 78 oficiais responsáveis pelas Zonas Eleitorais e outros 233 oficiais encarregados do comando do policiamento.
Também está prevista a designação de um oficial da Polícia Militar para cada município e de um oficial superior para cada Zona Eleitoral. Entre as funções desses profissionais estará prestar apoio aos juízes eleitorais.
Além das unidades que normalmente realizam o policiamento, a operação contará com equipes de diferentes setores da corporação, incluindo batalhões, BPTRAN, BPChoque, CPCOM, ALEPI, BPRONE, Quartel do Comando-Geral e unidades sediadas no interior.
O planejamento também prevê a participação de 94 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e 93 agentes das Guardas Civis Municipais.
A atuação conjunta das forças integra o planejamento de segurança elaborado para as eleições. De acordo com o TRE-PI, o Piauí terá 10.225 seções eleitorais espalhadas pelo estado, com 2.708.160 eleitores aptos a participar da votação.
A estrutura definida tem como objetivo garantir a segurança e o funcionamento dos locais de votação, fortalecer o policiamento e prestar assistência às autoridades eleitorais durante as etapas de votação e apuração.
Fonte: Fonte: SSP-PI
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
FUGA
OPERAÇÃO LEGADO
Apuração
ELEIÇÕES 2026
Colunão do Feitosa
Suspeita de superfaturamento
Simples Nacional prorrogado
CALENDÁRIO ELEITORAL
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Bets
GOLPE BANCÁRIO
FISCALIZAÇÃO
Combustíveis
Proteção
Eleições
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.