Geral

PC assina termo de cooperação com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos

Encontro foi fundamental para avançar nas iniciativas em andamento, focando na implementação e aprimoramento da Rede em nível nacional.

04 de novembro de 2024 às 16:27
3 min de leitura

A Polícia Civil do Piauí assinou um termo de cooperação com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), que tem o objetivo de promover a articulção institucional necessária para identificar, apreender, administrar, alienar e destinar ativos relacionados à prática ou ao financiamento de infrações penais.

A Rede Recupera é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e inclui vários órgãos importantes, como a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus). Também fazem parte as unidades de Recuperação de Ativos das Polícias Civis.

Recentemente, a Polícia Civil do Piauí participou do II Encontro Nacional da Recupera, realizado em Brasília, que reuniu representantes das Polícias Civis de todos os estados e da Polícia Federal. O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve como objetivo principal fortalecer as unidades de recuperação de ativos em todo o Brasil, visando desarticular organizações criminosas e promover a integração entre órgãos estaduais e federais, além de compartilhar boas práticas.

O encontro foi fundamental para avançar nas iniciativas em andamento, focando na implementação e aprimoramento da Rede em nível nacional, e destacando a importância da troca de experiências e capacitação conjunta.

Participaram do evento representantes das unidades de Recuperação de Ativos das 27 Unidades da Federação, além de Grupos Regionais de Atuação em Lavagem de Ativos da Polícia Federal (GRALs), que têm um papel estratégico no combate ao crime organizado. O encontro também contou com a presença de membros do Conselho Nacional de Políticas sobre Recuperação de Ativos (Conara), representantes do COAF, da Receita Federal e de outros órgãos relevantes, reforçando a cooperação interinstitucional necessária para o êxito das operações.

O II Encontro Nacional da Recupera representa um passo importante na estratégia nacional de combate ao crime organizado, destacando a recuperação de ativos como uma ferramenta eficaz para desarticular essas organizações e fortalecer a segurança pública no Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas