Operação Petróleo: Imepi e Procon autuam 15 postos de combustíveis no Piauí
Ao todo, 62 postos de combustíveis foram fiscalizados na região de Picos.
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Piauí, divulgou neste sábado (1º) o balanço da primeira fase da Operação Petróleo na Medida Certa. A ação teve como objetivo fiscalizar postos de combustíveis para garantir a segurança e os direitos dos consumidores.
De acordo com o levantamento, 62 postos de combustíveis foram fiscalizados em seis cidades da região Centro-Sul do Piauí, entre os dias 23 e 28 de fevereiro. Destes, 15 estabelecimentos foram reprovados por apresentar irregularidades. As fiscalizações ocorreram nos municípios de Picos, Jaicós, Pio IX, Sussuapara, Dom Expedito Lopes e Geminiano.
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, destacou a importância da parceria com o Procon e a intensificação das fiscalizações no interior do estado. "Em parceria com o Procon, estamos intensificando as fiscalizações em postos de combustíveis do interior do Piauí. Todo esse trabalho em conjunto é desenvolvido para garantir que o consumidor tenha segurança na hora de abastecer seu veículo", afirmou.
Dentre as principais irregularidades encontradas nos postos fiscalizados, destacam-se:
Medida baixa (divergência no volume entregue do combustível vendido);
Lacre do painel rompido;
Proteção dos dígitos danificada;
Vazamento no bloco medidor;
Mangueira em mau estado de conservação;
Fiação exposta.
Os estabelecimentos que apresentaram irregularidades podem sofrer multas que chegam a R$ 1,5 milhão. Além disso, os consumidores que identificarem quaisquer problemas nos postos de combustíveis podem encaminhar denúncias à ouvidoria do Imepi pelo telefone (86) 9456-1921.