Minas Gerais sofre com alagamentos e inundações após fortes chuvas
Um homem morreu soterrado, e cidades como Nova Era decretaram situação de emergência após chuvas que começaram no início do ano.
Com chuvas que se iniciaram no começo de 2022, Belo Horizonte e a Região Metropolitana sofrem com alagamentos e inundações. O município de Nova Era, localizado a 140 km da capital Belo Horizonte, decretou estado de emergência neste domingo (09) após Rio Piracicaba transbordar.
De acordo com Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) o nível do Rio Piracicaba, em Nova Era, tende a continuar subindo neste domingo aumentando as áreas de inundações e enchentes e o risco de deslizamentos.
Algumas cidades como Belo Horizonte, Brumadinho, João Monlevade, Rio Piracicaba, Nova Lima, Contagem, Betim, Mario Campos registraram prejuízos e até mortes. Toda região do médio Piracicaba está em alerta devido às chuvas.
Onze pessoas morreram após chuvas intensas
No sábado (8), o município de Betim, localizado na grande Belo Horizonte, registrou a primeira mortedevido ao período chuvoso. O pedreiro e eletricista Cristiano Carvalho Anjos, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos após do desabamento de sua casa.
De acordo com nota enviada pela Prefeitura de Betim, nas últimas 24 horas, 244 ocorrências foram registradas e estão em andamento em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município. Ao todo, 68 famílias tiveram parte de suas casas invadidas pela água e foram alojadas em abrigos ou casas de parentes
Na manha deste sábado (08) um grande bloco de pedra se desprendeu do cânion do Lago de Furnas, localizado no município Capitólio (MG) e caiu sobre pelo menos três lanchas. A tragédia resultou em dez mortos e 32 feridos.