Geral

Lista tríplice para Juiz do TRE-PI já está na mesa de Lula; Marcelo Pio está nela

Lista com os três nomes tem a prerrogativa da escolha de um entre os três mais votados.

11 de dezembro de 2023 às 10:08
2 min de leitura

Em cumprimento a Resolução nº 26/2012, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que estabelece sobre a elaboração da lista tríplice para preenchimento da vaga de Juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral, três nomes foram os mais votados em sessão plenária pública do TJ-PI, com votação aberta.

Lista tríplice para Juiz do TRE-PI - Foto: Reprodução/ Instagram

São eles: Marcelo Leonardo Pio, que ocupa o cargo atualmente e concorre para se manter no posto, Fábio Leal da Silva Viana e Vinícius Cabral Cardoso. Os três tiveram 16 votos.

O cargo de Juiz eleitoral substituto tem mandato de dois anos e concorrem ao posto, advogados devidamente inscritos junto à OAB, com candidatura previamente registrada junto ao Protocolo Geral do TJ-PI.

Marcelo Pio assumiu o posto de Juiz substituto em 2021. No cargo atuou como Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral e também como Juiz Coordenador da Comissão de Propaganda Eleitoral, em 2022.

Advogado Marcelo Pio - Foto: Divulgação

O processo para escolha de Juiz substituto do TRE sempre gera uma forte movimentação de bastidores já que a decisão sobre quem ocupará o cargo cabe ao presidente da República.

Juiz Marcelo Pio-Arquivo pessoal

“Confio no presidente Lula e tenho a certeza que ele decidirá por quem tem as melhores condições de exercer o cargo para o próximo biênio. Meu nome está posto, procurei exercer a função com a maior isenção e responsabilidade. Espero que essa postura e legado sejam pontos a serem considerados pelo presidente na hora de tomar a sua decisão”, disse Marcelo Pio.

A Lista tríplice foi encaminhada ao TSE e em seguida ao presidente Lula, que deverá dar o seu veredito até o final deste mês de dezembro.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas