Geral

Hospital Universitário, dirigido por Paulo Márcio, é a instituição federal mais elogiada do país

É o quinto ano consecutivo que a Rede Ebserh/MEC é destaque nesse quesito de qualidade da CGU.

08 de janeiro de 2024 às 10:55
4 min de leitura

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), foi a instituição do Governo Federal mais elogiada do Brasil em 2023. A unidade, comandada pelo médico Dr. Paulo Márcio, foi destaque com 4.631 registros e faz parte da Rede Ebserh.

Hospital UniversitárioLuis Sérgio/ Lupa1

Em 2023, a rede de hospitais administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) registrou mais de 70% dos elogios relativos às 330 instituições do Executivo Federal, de acordo com os registros apurados na plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU).

É o quinto ano consecutivo que a Rede Ebserh/MEC é destaque nesse quesito de qualidade da CGU. Dos 24.535 elogios apurados no ano passado, 17.536 foram direcionadas a alguma unidade vinculada, o que corresponde a 71% do total e quase o triplo de elogios em relação ao ano anterior.

Dos 330 órgãos e entidades do Governo Federal registrados no sistema da CGU, 276 foram elogiados, incluindo todas as unidades da Rede Ebserh, como salienta o ouvidor-geral da estatal, Diego Rezende.

“Esse destaque no recebimento de elogios, já pelo quinto ano consecutivo, aponta que estamos realizando um trabalho de excelência, pois cada vez mais o cidadão tem expressado o seu reconhecimento em relação à qualidade dos serviços oferecidos nos hospitais que compõem a Rede Ebserh”, avaliou.

O HU-UFPI/Ebserh foi seguido pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), com 3.832 elogios, e em terceiro lugar, pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com 1.332.

Em dez unidades da Rede Ebserh, a porcentagem de elogios ultrapassou a porcentagem de reclamações. São elas: os hospitais universitários de Manaus - AM (HUGV-UFAM), de Cajazeiras - PB (HUJB-UFCG), de Lagarto - SE (HUL-UFS), de Campo Grande – MS (Humap-UFMS), de Dourados – MS (HU-UFGD), de Natal – RN (HUOL-UFRN) e MEJC-UFRN), de Teresina – PI (HU-UFPI), de Salvador – BA (MCO-UFBA) e de Macapá – AP (HU-UNIFAP).

Saiba mais

As 39 Ouvidorias das unidades da Rede Ebserh/MEC formam a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF). Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento) e simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR e ela é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR.

O sistema permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pela CGU, o Painel tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Saiba mais acessando a plataforma Fala.Br.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas