Geral

Governo abre consulta pública sobre vacinação contra covid em crianças

A vacina da Pfizer para essa faixa etária foi autorizada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

23 de dezembro de 2021 às 09:50
2 min de leitura

O Ministério da Saúde abriu nesta quinta-feira (23), consulta pública que coletará manifestações da sociedade civil sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. A vacina da Pfizer para essa faixa etária foi autorizada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa para crianças entre 5 a 11 anos. Marcelo Camargo/ Agência Brasil

As contribuições devem ser enviadas por meio do endereço eletrônico do Ministério da Saúde. No site estão disponíveis os documentos sobre a consulta pública, conforme o Diário Oficial dessa quarta-feira. A consulta pública fica aberta até o dia 2 de janeiro de 2022.

No último dia 18, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a decisão do governo sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro, após audiência e consulta públicas. Em conversa com jornalistas, Queiroga disse que a autorização da Anvisa não é decisão suficiente para viabilizar a vacinação para esse grupo.

Ataques aos funcionários da Anvisa

O presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou a Anvisa neste domingo (19) por ter liberado a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Ao ser questionado por um apoiador no Guarujá, em São Paulo, ele disse que é inacreditável o que a Anvisa fez e voltou a falar de supostos efeitos adversos da imunização.

Funcionários da Anvisa solicitaram proteção policial aos membros da entidade que participaram da aprovação da aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O pedido foi feito por meio de ofício neste domingo.

A Anvisa ainda diz que o crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e responsabilizar os mesmos. O ofício diz que as ameaças aumentaram a preocupação e o receio dos Diretores e servidores quanto as suas integridades físicas e de seus familiares.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas