Financeira do grupo Pintos é autorizada a fazer empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil
A Lei 14.431, publicada em 3 de agosto limitou o valor do consignado em até 40% do repasse do Auxílio Brasil, num prazo máximo de 24 meses.
A partir desta segunda-feira (10) entra em vigor a lei 14.431/22 que autoriza empréstimos para beneficiários do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV). Ao todo 12 instituições financeiras estão aptas para fornecer a linha de crédito consignado que por vez, irá descontar mensalmente as parcelas no valor integral do benefício. As informações são do Ministério Da Cidadania.
As instituições autorizadas pelo Governo Federal a oferecerem essa linha de crédito são as seguintes:
- Caixa Econômica Federal
- Banco Agibank
- Banco Crefisa
- Banco Daycoval
- Banco Pan
- Banco Safra
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto
- Facta Financeira
- Pintos S/A Créditos
- QI Sociedade de Crédito Direto
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Financeira
Um detalhe que não passou despercebido é o fato de que o governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO), um dos primeiros candidatos reeleitos a declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2° turno, possui 16,41% de ações na Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A, banco que pertence a sua família. O detalhamento de bens do candidato está disponível na divulgação de candidaturas e contas eleitorais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jair Bolsonaro e Romeu Zema / Reprodução: Agência Brasil
A empresa piauiense Pintos S/A Crédito, Financiamento e Investimento também está entre as 12 instituições financeiras habilitadas para conceder o crédito através do Auxílio Brasil. Também conhecida como PinCred, a empresa fundada em 2019 pertence ao grupo Pintos, reconhecido grupo empresarial no estado do Piauí.
As operações financeiras são realizadas através de uma rede de 8 lojas do Grupo Pintos distribuídas nos estados do Piauí e Maranhão. Atualmente, a empresa está sob diretoria do empresário Marco Antônio de Carvalho Pinto.