Geral

Detran adia retorno de serviços por mais 24 horas após ataque de hackers

O retorno dos serviços do departamento estava previsto para esta quinta-feira (16), mas foi adiado para esta sexta-feira (17).

16 de dezembro de 2021 às 09:56
2 min de leitura

Nesta quarta-feira (16) a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), emitiu uma nota informando que o retorno dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), previsto para esta quinta, foi adiado para esta sexta-feira (17), em decorrência de problemas no cronograma de execução de migração dos sistemas.

Detran-PI Thiago Rodrigues/Lupa1

A ATI informou, em nota, que o adiamento aconteceu devido a intercorrências referentes as integrações e a vários ataques de hackers que o sistema vem sofrendo no decorrer desta semana.

A suspensão dos serviçoscomeçou no último sábado (11) para a implantação de um novo sistema Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Segundo o DETRAN, diferente do atual, o novo sistema operará com uma tecnologia mais moderna, com mais eficiência na prestação dos serviços oferecidos, mais segurança e menos falhas de conexão.

Confira a nota completa emitida pelo DETRAN abaixo:

É com senso de responsabilidade, zelo e segurança devidos aos cidadãos que a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) através deste canal veio informar que o retorno dos serviços relacionados a registro de veículos do DETRAN-PI previstos para o dia 16/12, será adiada para o dia 17/12, tais medidas foram necessárias tendo em vista atrasos no cronograma de execução da migração dos sistemas, motivados por intercorrência ocorridas no período, referentes às integrações e por vários ataques Hackers que aconteceram e vem acontecendo nesta última semana.

É importante pontuar que os ataques impactaram na redução de velocidade de acesso aos sistemas, considerando uma sobrecarga nos links, nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado, contudo dificultou o processo de migração e integração das aplicações.

Destacamos ainda o grande empenho de todas as equipes DETRAN, ATI, SEFAZ, assim como colaboradores de empresas contratadas participantes do projeto no período corrente, que vem trabalhando 24 horas por dia para a implantação do novo sistema RENAVAM, estando todos unidos em prol da melhoria da prestação de serviço ao cidadão.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas