Geral

Confira algumas das superstições praticadas no réveillon

O lupa1 fez uma seleção especial dos mais curiosos hábitos praticados na noite da virada.

31 de dezembro de 2022 às 13:26
4 min de leitura

O ano de 2022 está chegando ao fim, para muitos representou uma grande luta, para outros a conquista de muitas vitórias que o ano pôde proporcionar.

Tem quem não abra mão de uma boa dose de sorte recheada com superstição para começar um novo ano. Vale de tudo um pouco para garantir a própria sorte. Por isso, confira agora através de uma seleção especial feita pelo Lupa1 sobre as principais superstições praticadas na virada de ano.

1. Pular sete ondinhas

É costumeiro que algumas pessoas na noite da virada pratiquem o ato de dar sete pulos ou pulem sete ondinhas para dar sorte. Mas você sabe qual o significado dessa superstição?

A crença é mais comum na Bahia e se acredita que Iemanjá que é a Rainha dos Mares, irá purificar as energias de todos que derem cerca de sete pulinhos no mar.

A prática é muito comum na noite da viradaReprodução/Internet

2. Evitar Peru e Frango

Você sabia que algumas pessoas evitam comer Peru e Frango na noite da passagem de ano? Pois bem, é real e a crença é bem curiosa por sinal.

Se acredita que por serem aves que ciscam para trás, acaba não sendo uma boa ideia come-las, pois podem representar azar.

Mas o que comer sem essas duas opções? A solução encontrada para quem é adepto dessas crença é substituir as aves por carne suína.

A crença é comum em algumas culturas pelo mundoReprodução/Internet

3. Comer 12 uvas

Outra coisa que provavelmente você já viu e até já fez é a de comer uvas no momento da virada. Apesar de ser uma crença bem comum, ela possui um significado otimista por trás.

Já que são cerca de 12 uvas ingeridas, a quantidade faz referência aos meses do ano, onde cada uva consumida representa um mês diferente.

Assim, comer 12 uvas significa dar sorte em todos os meses do ano, por isso então são consumidas nessa quantidade quando bate meia-noite.

As uvas fazem referência aos meses do anoReprodução/Internet

4. Não varrer a casa

Os preguiçosos de plantão podem ficar tranquilos, porque essa superstição é uma ótima desculpa para não fazer faxina.

A crença de não varrer a casa no dia da virada se baseia na ideia de que ao varrer o lar, a pessoa estará levando toda a sorte da casa junto com a faxina.

Se acredita que a sorte é levada embora ao varrer a casaReprodução/Internet

5. Fazer barulho

Para os barulheiros de plantão, podem ficar sossegados, pois essa crença tem tudo para ser uma das melhores.

Essa prática consiste em gritar e fazer o máximo de barulho possível, onde o objetivo é o de espantar os maus espíritos e energias negativas.

E aí, você já conhecia alguma dessas superstições? Agora você sabe e se quiser pode até adotar alguma para esse réveillon.

Apesar de não ser muito comum no Brasil, ela é usada em alguns paisesReprodução/Internet
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas