Geral

Assembleia Geral da ONU aprova cessar-fogo em Gaza

A proposta recebeu voto favorável de 120 países, 14 votos contra e 45 abstenções.

28 de outubro de 2023 às 16:29
2 min de leitura

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta sexta-feira (27), uma "trégua humanitária" na Faixa de Gaza. A proposta recebeu voto favorável de 120 países, entre eles o Brasil, 14 contrários e 45 abstenções.

Assembleia ONU

EUA e Israel estão entre os países que votaram contra a proposta, e defendem a continuidade das operações militares israelenses na Faixa de Gaza.

Voto dos países na Assembleia na ONU

Diante do corte da internet e dos serviços de comunicação da Faixa de Gaza, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que perdeu contato com hospitais na região. De acordo com o Ministério da Saúde palestino, o número de mortos desde o início dos ataques passa de 7.300. Entre eles, 3.000 crianças.

O texto determina estabelecimento imediato de corredores humanitários; a liberação de civis sequestrados, de ambos os lados; a revogação da ordem de evacuação de Gaza por Israel; e a condenação dos "atos terroristas", mas não menciona que Israel tem direito de defesa.

Forças de Israel em Gaza — Foto: Reprodução/FDI

Israelenses afirmaram durante a Assembleia que a defesa da trégua nos ataques contra o Hamas significa manter "as mãos de Israel amarradas".

A decisão da Assembleia serve apenas como uma recomendação, já que não tem o poder de uma medida do Conselho de Segurança da ONU.

A medida não foi acatada por Israel, na madrugada de sábado (28), a Faixa de Gaza sofreu uma sequência de bombardeios. O cenário aconteceu horas depois da Assembleia Geral da ONU aprovar a resolução de “trégua humanitária imediata”

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas