Geral

Arquivo Público do Piauí passa por digitalização de seu acervo

As mudanças visam uma melhor organização do espaço.

28 de dezembro de 2022 às 15:06
1 min de leitura

Nesta quarta-feira (28), o Arquivo Público do Piauí recebeu a visita da governadora Regina Sousa. O espaço passou por melhorias de estrutura e recebeu também um laboratório com o objetivo de digitalizar o acervo do local e preservar documentos históricos.

Ainda é esperado mais melhorias e o aumento da capacidade de digitalização dos documentos. A previsão é de que todo o acervo seja digitalizado em um prazo de cinco anos.

O trabalho é uma parceria com o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), onde o laboratório foi montado e foi feito um treinamento.

A digitalização vai garantir mais melhorias para o espaçoascom

A Equatorial Piauí patrocinou o projeto e destinou cerca de R$ 300 mil reais para garantir a preservação do conteúdo histórico guardado na casa Anísio Brito.

O Arquivo Público possui ao todo 113 anos de existência e é vinculado à secretária de Estado do Governo (Segov). O lugar guarda documentos artísticos, culturais e históricos.

Além da digitalização, foi feita uma reorganização com a reforma do teto e cozinha, higienização e organização de documentos.

Os visitantes podem encontrar 395 títulos de jornais, 14 livros cartorais, uma fototeca com mais de 16 mil fotografias e mais de um milhão de documentos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas