Especiais

Segurança chega a marca de 100 celulares recuperados durante realização de blitze

O combate ao roubo e furtos de aparelhos de celulares no Piauí tem sido uma das prioridades da nova gestão da Secretaria Estadual de Segurança.

16 de agosto de 2023 às 14:52
3 min de leitura

O combate ao roubo e furtos de aparelhos de celulares no Piauí tem sido uma das prioridades da nova gestão, da Secretaria Estadual de Segurança. Não à toa, todas as operações, ações e diligências desenvolvidas pelas forças de segurança do Estado estão voltadas para a recuperação de aparelhos e devolução aos seus verdadeiros donos.

E uma dessas ações vem chamando atenção pelo seu ineditismo no país: A verificação do celular durante as realizações de blitze de trânsito, por meio do IMEI dos aparelhos, que é o equivalente ao CPF. Ele é consultado por uma equipe de especialista e se tiver restrição de roubo ou furto é apreendido e a pessoa abordada vai responder criminalmente, pelo menos por receptação.

E esse tipo de abordagem, que começou em menos de dois meses, chegou a uma marca simbólica. Um total de 100 aparelhos já foram recuperados nas operações realizadas pela Diretoria de Operações de Trânsito – DOT. Na verdade, são 103 celulares com restrição apreendidos, número atingido nesta terça-feira (15), na cidade de Água Branca/PI.

“Promovemos a fiscalização neste municípios e conseguimos recuperar 28 celulares produtos de furto, que haviam sido subtraídos pela ação de lanceiros em um evento que ocorria em função dos festejos da cidade”, afirmou Fernando Aragão, direto do DOT, acrescentando que a Delegacia da cidade continuará os trabalhos de investigação para identificar os autores do crime e restituição dos celulares as vítimas.

A ação foi coordenada pelo Diretor de operações de Trânsito, Fernando Aragão, que explicou que a DOT vem realizando atividades de apoio a diversas delegacias no interior do estado em ações de retirar de circulação autores de crimes, seja em flagrante ou com mandados de prisão e recuperação bens como veículos e celulares produtos de Roubo/Furto.

Ano passado, cerca de 20 mil aparelhos foram roubados/furtados no Piauí, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança. Mas, com as ações da Secretaria de Segurança, só no primeiro semestre deste ano, quase mil celulares já foram recuperados, uma alta de 44% em relação ao mesmo período de 2022. Quase 300 pessoas já tiveram de volta seus aparelhos subtraídos, durante evento de restituição inédito promovido pela SSP.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas