Dia de Santo Antônio: Conheça a origem da fama de santo casamenteiro
Dia 13 de junho é comemorado o dia do santo casamenteiro, conheça a história por trás do título.
Nesta quinta-feira (13), é comemorado o dia de Santo Antônio, santo com fama de casamenteiro por diversos milagres atribuídos ao seu nome.
Santo Antônio era um frade franciscano português, nascido no ano de 1191 em Lisboa, mas viveu boa parte da sua vida na cidade de Pádua, na Itália. Entrou aos quinze anos no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho.
Durante sua vida religiosa o frade foi conhecido por ajudar muitas mulheres a encontrarem maridos por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento, como era costume na época.
Apesar de não ter discursos específicos voltados para o matrimônio, a fé das pessoas foi a principal responsável pelo título do Santo de casamenteiro.
Uma das histórias relacionadas aos milagres de Santo Antônio, é a de que uma jovem mulher pobre implorou aos pés da imagem do santo ajuda para pagar o dote de seu casamento. A mulher recebeu então um bilhete que dizia que a mesma deveria procurar um comerciante local, que trocaria para ela o peso da carta em moedas.
O comerciante havia feito uma promessa ao santo no qual nunca pagou, prometeu que lhe daria 400 escudos de prata, mesmo peso obtido na pesagem do bilhete entregue à jovem noiva. Surgiu então o boato de que o santo estava cobrando o comerciante de uma forma humilde, e ajudando a jovem a se casar.
No Piauí
Santo Antônio é padroeiro da cidade de Campo Maior, que comemora todos os anos a data com tradições típicas. Um dos mais famosos costumes da região é a procissão com o mastro de Santo Antônio, onde homens e mulheres que buscam casamento realizam o percurso segurando o objeto.