Ator Michael Gambon, que interpretou Dumbledore em Harry Potter, morre aos 82 anos
Em comunicado, a família informou que o ator morreu “pacificamente” em um hospital nesta quinta-feira (28).
O ator irlandês, Michael Gambon, famoso por interpretar o professor Alvo Dumbledore, na saga Harry Potter, morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos.
De acordo com um comunicado da família, divulgado pela agência estatal de notícias do Reino Unido, o ator morreu pacificamente em um hospital ao lado dos familiares.
Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia, cita o comunicado.
Gambon iniciou a carreira nos palcos, em 1960. Logo começou a tua na TV e cinema. Entre seus papéis de destaque está um líder psicótico da máfia, em “O Cozinheiro, o ladão, sua mulher e o amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, em 2010.
Mas, seu trabalho mais conhecido foi na saga “Harry Potter”, ao assumir o papel do professor Alvo Dumbledore a partir do terceiro filme da franquia, após a morte do ator Richard Harris, em 2002. Ao todo, foram oito filmes da franquia, desde de 2004.
Michael Jonh Gambon nasceu em 19 de outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda. Filho de mãe costureira e pai engenheiro, chegou a estudar engenharia, mas sempre soube que seguiria carreira de ator.
Ganhou destaque ao interpretar Galileu, RM "Life of Galileo", de John Dexter. Ganhou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards, por “Gosford Park” e “O Discurso do Rei”.
O ator se aposentou em 2005, após sofrer com problemas de memória.