AMOSTRAGEM: Rafael Fonteles lidera intenções de voto e pode vencer no 1º turno
A nova pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (26), onde 2000 pessoas foram entrevistadas em 90 municípios piauienses.
Faltando pouco menos de uma semana para o resultado das eleições o Instituto Amostragem divulgou, nesta segunda-feira (26), nova pesquisa eleitoral para a disputa pelo Governo do Piauí. Os números apontam que o candidato Rafael Fonteles (PT) subiu na pesquisa de intenção de voto estimulada – considerando apenas os votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos.
Montagem/Arquivo Pessoal/Lupa1
De acordo com a pesquisa Rafael Fonteles tem a possibilidade de ser eleito ainda no primeiro turno com 50,28% dos votos válidos, avançando em 1,56% em comparação ao levantamento da semana passada.
A pesquisa indica que o candidato Silvio Mendes (União Brasil) vem logo em seguida com 44,21% dos votos válidos, sendo registrada uma queda de 0,34% nas intenções de voto em relação a pesquisa anterior. Os números apontam uma estabilidade na quantidade de votos destinados ao candidato.
Logo em seguida aparecem os candidatos Coronel Diego Melo (PL) em terceiro colocado, com 1,65% dos votos válidos. Gessy Lima (PSC) aparece logo em seguida com 0,98% dos votos válidos. Madalena Nunes (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN) possuem menos de um 1% dos votos válidos.
Pesquisa estimulada
Já na pesquisa estimulada, considerando os votos brancos, nulos e indecisos, Rafael Fonteles (PT) continua liderando as pesquisas com 41,05% das intenções de voto. O candidato Silvio Mendes (União Brasil) aparece logo em seguida com 36,1% das intenções de voto estimulados – quando se apresenta o nome dos candidatos para os entrevistados.
Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL), com 1,35% das intenções de voto. Gessy Lima (PSC) aparece logo em seguida com 0,8% dos votos. Madalena Nunes (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN) possuem menos de um 1% dos votos válidos.
Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 6,45%. Os indecisos são 10,2%; brancos e nulos representam 1,7%.
Wellington tem mais de 62% dos votos válidos e Joel, 32%
A pesquisa do Amostragem revela que Wellington Dias (PT) lidera com folga a disputa pelo Senado, com 62,38% dos votos válidos, enquanto Joel Rodrigues (Progressistas) aparece com 32%.
Os demais candidatos têm os seguintes percentuais: Professor Ajosé (PMN), 1,55%; George Magno (PSOL), 1,23%; Gervásio Santos (PSTU), 0,97%; Albetiza Moreira (PCO), também 0,97%; e Don Lotti (Patriota), aparece com 0,9% dos votos válidos.
Lula vence com 73,28% dos votos válidos
Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula (PT) derrotaria Bolsonaro (PL) com facilidade no Piauí. De acordo com o Amostragem, ele teria 73,28% dos votos válidos para Presidente da República, contra 16,87% do atual presidente.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,49%; Simone Tebet (MDB), 2,61%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,48%; Felipe D’Ávila (Novo), 0,11%; Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB) e Vera Lúcia (PSTU) pontuaram 0,5% cada.
Ficha Técnica
A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 19 a 23 de setembro de 2022com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí.A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-00381/2022.