Amapá em Foco

UBS Fluvial atende comunidades do Arquipélago do Bailique, levando saúde às áreas remotas

Serão três dias de vacinação, atendimento médico, odontológico, pediátrico, despensação de medicamentos.

22 de maio de 2024 às 17:58
3 min de leitura

Na última terça-feira (21), a Unidade Básica de Saúde Fluvial, Dra. Célia Trasel, partiu em direção às comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, localizado a 180 quilômetros de Macapá, para oferecer serviços de saúde aos moradores da região. A primeira comunidade a ser atendida foi Igarapé Grande do Curuá, onde foram realizados mais de 500 atendimentos médicos.

Atendimento odontológico - Foto: Lissandra Pimentel/PMM

A iniciativa integra o programa ‘Saúde Para Todos’, maior plano de ação já executado pela Prefeitura de Macapá. Ao levar os serviços diretamente às comunidades, a UBS Fluvial elimina a necessidade de deslocamento até a capital e facilita o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde.

Foram oferecidos serviços, incluindo atendimento pediátrico, clínico geral, psicológico e odontológico, além de orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU) e realização de exames laboratoriais.

Atendimento Médico - Foto: Lissandra Pimentel/PMMA comunidade também teve a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal, as crianças receberam suplementação de vitamina A, além da avaliação antropométrica, que verifica o índice de massa corporal das famílias inscritas no Bolsa Família. Teve também distribuição de medicamentos conforme prescrição médica e a realização de testes rápidos.

Há mais de três meses, Francisco das Graças, morador da comunidade, não passava por atendimento médico. O mutirão de saúde proporcionou a ele a oportunidade de ser atendido, permitindo um diagnóstico preciso e o início de um tratamento adequado.

“Consultei com o médico, fui muito bem atendido e agora poderei realizar todos os meus exames necessários. Esse atendimento me trouxe a possibilidade de cuidar melhor da minha saúde”, disse.

Francisco, morador de Igarapé Grande do Curuá, foi atendido pelo clínico geral - Foto: Lissandra Pimentel/PMMA secretária municipal de saúde, Erica Aymoré, afirmou que, com o mutirão, a Prefeitura garante o acesso à saúde básica para a comunidade, que frequentemente enfrenta desafios de locomoção. Essa iniciativa leva cuidados médicos essenciais a quem mais precisa.

“Desde 2022, a UBS Fluvial tem percorrido as comunidades ribeirinhas para levar serviços de saúde até os moradores, pois o acesso aos atendimentos de saúde é um direito de todos. As próximas comunidades a serem visitadas são: Limão do Curuá e Itamatatuba”, disse.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas